Compreender o que é autodisciplina é um passo importante no desenvolvimento pessoal. Afinal, é a partir dela que conseguimos nos manter mais focados em nossos objetivos pessoais e profissionais, garantindo mais qualidade de vida e realizações.
Considerando isso, neste conteúdo você encontrará informações importantes sobre o ato de disciplinar a si mesmo. Acompanhe e entenda.
A autodisciplina, como o próprio nome nos dá a entender, é a capacidade de disciplinar a si mesmo. Trata-se do autocontrole de não permitir que as suas vontades momentâneas falem mais alto do que os seus desejos de longo prazo.
A nível de exemplo, imagine que você esteja tentando perder peso. Uma pessoa indisciplinada pode se deixar levar pelas promoções de uma padaria, comprando diversos doces e “jogando fora” o esforço da dieta. Em contrapartida, uma pessoa com disciplina é capaz de agir de maneira controlada, ignorando a promoção e seguindo firmemente em sua dieta.
Entretanto, é claro que esse é apenas um exemplo. Além do mais, a autodisciplina não é inflexível e invariável. Uma pessoa disciplinada também comete erros e, às vezes, pode “deslizar”. Mas, à medida que você desenvolve a sua disciplina, esses “erros” vão diminuindo.
Por isso, não desanime diante de um tropeço. Faz parte do processo de crescimento pessoal. Aqui, o melhor a se fazer é aceitar o erro e buscar meios de impedir que ele se repita no futuro. Até porque esse planejamento também faz parte da disciplina.
Sem autodisciplina, estamos sujeitos às vontades “descontroladas” da mente. Por exemplo, pense em quantas vezes você se sentiu “tentado” pela sua mente para fazer algo que tirava o seu foco e a sua persistência no seu objetivo.
Bom, isso é bastante comum, não é mesmo? Sem a disciplina, tendemos a sabotar as nossas próprias ações e sonhos. Deixamos a mente comandar o corpo de uma maneira negativa, como se não tivéssemos controle sobre as nossas próprias escolhas.
Por esses e tantos outros motivos que desenvolver a própria disciplina é tão importante. Afinal, é a partir dela que conseguiremos “frear” diante de uma situação que: nos põe em risco ou põe em risco o que queremos e acreditamos.
Lógico! A disciplina, assim como outras habilidades e qualidades, pode muito bem ser desenvolvida. Porém, o primeiro passo é sempre tomar uma decisão. Você precisa tomar a decisão de ser uma pessoa disciplinada, e não apenas “desejar que isso aconteça um dia”.
A partir dessa decisão, é preciso:
Essas e outras ações de autoconhecimento são fundamentais para ser mais persistente e disciplinado. Foque nisso e veja o quanto a autodisciplina pode mudar a sua vida.