O que é aprendizagem social e emocional
A definição de aprendizagem social e emocional é o processo pelo qual não apenas as crianças, mas também os adultos, chegam a uma compreensão de suas emoções, estabelecem objetivos para si próprios e agem em uma maneira saudável para si e para os outros.
A aprendizagem social requer que os indivíduos cresçam de várias maneiras. Primeiro, eles devem aumentar sua autoconsciência . Isso significa que as pessoas começam a entender melhor seus pontos fortes e limitações.
Isso ajuda as pessoas a ter a confiança adequada, o que significa que elas têm confiança no desempenho nas áreas em que são fortes, mas estão dispostas a buscar ajuda nas áreas em que não são.
É importante saber quando buscar ajuda, pois saber quando buscar ajuda é a forma como as pessoas crescem.
A autogestão é o segundo componente da aprendizagem social e emocional. Pessoas que sabem como se autogerir apropriadamente são melhores em controlar seu próprio estresse e impulsos.
Essas pessoas também são melhores em estabelecer metas para si mesmas e em formas de alcançá-las.
Consciência social É diferente da autoconsciência porque se concentra mais na consciência dos outros. Pessoas socialmente conscientes entendem melhor a perspectiva dos outros, o que os ajuda a ter mais empatia por eles.
Em um mundo cada vez mais diversificado, essa é uma habilidade importante, pois ajuda as pessoas a entenderem outras que vêm de culturas muito diferentes.
Um quarto componente do aprendizado social e emocional é ajudar as pessoas a desenvolver habilidades de relacionamento. Habilidades de relacionamento são habilidades como comunicação, escuta e cooperação.
Essas habilidades são importantes não apenas porque ajudam os alunos a ter sucesso em suas salas de aula, mas também em suas vidas pessoais.
Boas habilidades de comunicação e relacionamento os ajudam quando estão fazendo parceria com outras pessoas e trabalhando em grupos, ou quando precisam pedir ajuda.
Essas mesmas habilidades os ajudam a ter relacionamentos mais saudáveis ??com amigos e familiares.
O último componente do aprendizado social e emocional é ajudar as pessoas a tomar decisões responsáveis. Ensinar os alunos a fazer isso significa mostrar-lhes como fazer escolhas construtivas.
Essas escolhas são baseadas em padrões éticos e levam em consideração a segurança dos outros e as normas sociais.
Em outras palavras, os tomadores de decisão responsáveis ??tomam decisões que beneficiam não apenas a si próprios, mas também levam em consideração os outros.
Leia também – Dicas e técnicas de aprendizagem cooperativa