O que é a cultura colaborativa e qual a sua importância dentro de um negócio

O que é a cultura colaborativa e qual a sua importância dentro de um negócio

Saiba mais sobre esse novo modelo de trabalho que contempla os funcionários

Durante muito tempo as empresas foram administradas por meio de um modelo hierárquico que concentrava todo o desenvolvimento da empresa em um único lugar. Assim, o desempenho dos funcionários ficava restrito às funções que eles tinham que exercer. Mas isso mudou. Pois, hoje, entenda o que é a cultura colaborativa e qual a sua importância dentro de um negócio.

Com o passar do tempo os negócios evoluíram e, junto a essa evolução, o modelo de organização do trabalho também sofreu algumas alterações. Com isso, os colaboradores passaram a conquistar um espaço de grande relevância dentro das empresas, de modo que o negócio começou a se desenvolver e se tornar apto para lidar com o mercado competitivo.

Essa mudança surgiu, portanto, com a cultura colaborativa. Então, se você não sabe do que a cultura colaborativa se trata, leia este post e entenda o que é e qual a sua importância dentro de um negócio.

O que é a cultura colaborativa e qual a sua importância dentro de um negócio
O que é a cultura colaborativa e qual a sua importância dentro de um negócio. Foto: Canva Pro

O que é a cultura colaborativa?

A cultura colaborativa é responsável por integrar todas as pessoas que compõem o corpo da empresa, ou seja, todos os colaboradores. Isso faz com que a empresa tenha mais valor. Para que este modelo de organização ocorra é necessário realizar treinamentos e encontros de capacitações. A fim de fazer com que os colaboradores fiquem mais engajados e também para proporcionar uma comunicação melhor entre os membros.

Como consequência desse processo, todos os objetivos da empresa são alinhados com os colaboradores para que eles trabalhem a fim de alcança-los. Além disso, a cultura colaborativa está intimamente relacionada ao avanço proporcionado pelas novas tecnologias, como a internet e às formas de comunicação e informação mais acessíveis.

A cultura colaborativa surgiu na tentativa de fazer com que fossem realizados trabalhos e projetos em grupo nas empresas, de forma alinhada com os objetivos e metas do negócio. Para isso, esse modelo visa fazer com que os colaboradores incorporem o DNA da empresa ao seu, engajando de forma verdadeira em seus propósitos.

Por isso, para que os funcionários engajem nos propósitos da empresa é fundamental que eles sintam-se confortáveis e ganhem confiança no cargo que trabalham.

Qual a importância da cultura colaborativa dentro de um negócio?

A cultura colaborativa é um processo que ocorre de forma ininterrupta, pois o trabalho realizado pelos colaboradores deve ser feito recorrentemente e com assiduidade. A propósito, é por meio da persistência e consistência que os funcionários incorporam o DNA da empresa. Para isso, os funcionários responsáveis por gerir e liderar as empresas podem contar com as ferramentas tecnológicas.

Esse processo proporciona algumas vantagens, como, por exemplo: fazer com que os colaboradores contribuam para a mudança, uma vez que são valorizados; aumentar o conhecimento dos funcionários, requalificando-os e extinguindo práticas antigas (obsoletas); aumento da criatividade e da sensação de pertencimento; equipes bem formadas por meio de uma boa comunicação. Por fim, também acontece a descoberta de novos talentos no grupo de colaboradores.

Torna o ambiente de trabalho mais agradável

Um ambiente de trabalho sem formalidade excessiva, com maior integração, onde os líderes e funcionários mantêm uma boa relação, conversando de forma mais espontânea, se torna um ambiente mais organizado e agradável. Dessa forma, os funcionários trabalham sem pressão e com mais satisfação, como se fossem uma família. Justamente, é essa a intenção da cultura colaborativa.

Isso é benéfico tanto para os funcionários quanto para os gestores, pois a ideia de um chefe mal-humorado e inacessível é desconstruída. Consequentemente, dando lugar à imagem de um gestor que colabora e está disposto a ajudar e ouvir.

Melhora a produtividade

O tempo gasto para realizar um serviço é muito importante em qualquer tipo de trabalho. Afinal, quando ocorre o contrato de um serviço é estabelecido um prazo para que o funcionário o entregue. O ideal é que esse tempo seja o menor possível e que o trabalho entregue, seja de qualidade.

Quando o ambiente de trabalho adora o modelo de cultura colaborativa, o tempo gasto na realização do trabalho é otimizado. Afinal, um ambiente mais agradável e harmônico impacta positivamente na produtividade dos funcionários. Além disso, quando os resultados superam as expectativas, os colaboradores sentem-se mais animados a trazer melhores resultados para a empresa.

Outro ponto positivo da cultura colaborativa é a autonomia que os funcionários adquirem. Sendo assim, instalar a cultura colaborativa em sua empresa agrega muitos benefícios.

 

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