O incrível erro que faz essa moeda valer muito dinheiro
Saiba como identificar este incrível erro que pode fazer com que a simples moeda antiga seja considerada valiosa
No mundo da numismática, o erro é considerado um ponto muito positivo. Segundo informações de especialistas na área, quando uma peça conta com um erro de cunhagem, ela pode passar a ser considerada muito mais rara do que o normal. Portanto, o colecionador precisa prestar bastante atenção aos detalhes.
Neste artigo específico, vamos falar sobre a moeda de 20 cruzeiros do ano de 1965. Trata-se de uma peça muito famosa dentro do mundo da numismática, mas que não está mais em circulação. Na prática, isso significa que ela não pode mais ser encontrada em um trocado no comércio. De todo modo, nada impede que ela seja encontrada em qualquer outro lugar.
Características da moeda
Abaixo, você pode conferir a listagem com as principais características da moeda de 20 cruzeiros do ano de 1965, tomando como base as informações disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
- Reforma Monetária;
- Plano Monetário: Padrão Cruzeiro (1942-1967);
- Período: República;
- Casa da Moeda: Rio de Janeiro;
- Diâmetro: 25mm;
- Peso: 2.45gr;
- Metal: Alumínio;
- Borda: Lisa;
- Reverso: Moeda;
- Moeda Desmonetizada;
- Desenho do Anverso: Mapa do Brasil – dístico BRASIL sobre dois traços horizontais, à esquerda do mapa;
- Desenho do Reverso: Valor de face e data.
Quanto vale a moeda
Em 2024, o valor da moeda de 20 cruzeiros do ano de 1965 varia de acordo com o seu grau de conservação. Veja abaixo:
MBC | SOBERBA | FLOR DE CUNHO |
---|---|---|
R$ 3,00 | R$ 10,00 | R$ 23,00 |
Para os iniciantes, as inscrições acima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo? As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores.
- MBC
Para começar, vamos detalhar o que significa uma moeda MBC. Este termo significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.
- Soberba
Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.
- Flor de cunho
O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas.
O defeito
Como dito, esta peça de 20 cruzeiros do ano de 1965 conta com um defeito considerado espetacular por boa parte dos colecionadores. Trata-se do efeito espelhado. O fenômeno ocorre quando a peça conta com as características de um espelho.
Para saber se a moeda que você encontrou tem esta característica, basta aproximar um objeto de sua face. Quanto mais ele refletir, maior é a chance de se tratar de uma peça espelhada.
No caso específico da moeda de 20 cruzeiros do ano de 1965, ela poderá ser vendida por R$ 90 em 2024, ainda tomando como base as informações de catálogos numismáticos mais atualizados.
O Cruzeiro no Brasil
O cruzeiro foi o padrão monetário do país em três períodos. O primeiro foi entre 1942 e 1967, o segundo foi de 1970 a 1986 e o terceiro de 1999 a 1993, logo antes da chegada do real.
A primeira adoção do cruzeiro ocorreu durante o Estado Novo. Aquela foi a primeira vez que um governo nacional decidiu criar um padrão monetário no país. A ideia era justamente uniformizar todo o dinheiro que estava em circulação no território nacional. Naquele momento, 1 cruzeiro era equivalente a mil réis.
A primeira reforma monetária desta peça ocorreu durante o governo de Castelo Branco, quando foi substituída pelo cruzeiro novo. A próxima reforma ocorreu durante o governo de José Sarney, com o Plano Cruzado, e a última aconteceu durante o governo Collor.