Como todos já sabem, a Reforma da Previdência alterou diversas regras para a concessão de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), inclusive as aposentadorias.
Entre as mudanças promovidas pela reforma, destaca-se o aumento da idade mínima para se aposentar, no caso das mulheres. Além da ampliação do tempo de contribuição exigido para os homens e a criação de regras de transição para quem já estava no setor laboral.
Portanto, com a chegada do próximo ano, algumas regras de transição vão ser alteradas. Confira as condições para se aposentar em 2023 neste artigo.
Veja as mudanças nas regras de transição do INSS:
Para ter direito de se aposentar por esta regra em 2023, é preciso seguir os seguintes requisitos:
Homens
Mulheres
Nesta regra de transição a cada ano de contribuição o cidadão ganha um ponto, todavia, mais outro ponto é acrescentado devido à idade, que também entra no cálculo. Desta forma:
Homens
Mulheres
Para 2023, é necessário:
Homens
Mulheres
Cabe salientar que a idade mínima exigida sobe seis meses a cada ano, até chegar a 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres).
Em 2023, para se aposentar o cidadão terá de cumprir os seguintes requisitos:
Homens
Mulheres
Vale ressaltar que esta regra só é válida para quem estava a menos de 2 anos de se aposentar na antiga Aposentadoria por Tempo de Contribuição quando a Reforma entrou em vigor.
Critérios para se aposentar no próximo ano:
Homens
Mulheres
Com intuito de conseguir se aposentar em 2023, é preciso:
Homens
Mulheres
Para o cidadão conseguir se aposentar por esta categoria em 2023 será necessário cumprir um dos seguintes requisitos:
Homens e Mulheres
Homens
Mulheres