Moedas de 10 centavos fazem parte da nossa vida cotidiana. Essas peças tão importantes do ponto de vista monetário podem ser encontradas no comércio, em um cofrinho, na gaveta de casa ou mesmo na sua carteira. O fato é que esses exemplares são comuns na nossa sociedade.
Neste sentido, vale destacar que algumas das moedas de 10 centavos que estão circulando ao nosso redor podem ser consideradas valiosas. Na grande maioria dos casos, elas seguem circulando normalmente sem que ninguém perceba que elas podem ser vendidas por um bom dinheiro no final das contas.
A boa notícia é que você não precisa ser um especialista na área da numismática para conseguir identificar uma moeda de 10 centavos valiosa. Uma simples observação pode fazer com que você consiga encontrar um erro específico e valioso que está sendo procurado por milhares de numismatas.
As moedas de 10 centavos
As moedas de 10 centavos da segunda família do Plano Real começaram a ser fabricadas no ano de 1998, e seguem em circulação até este ano de 2024. Por isso, elas podem ser encontradas por qualquer pessoa a qualquer momento.
Para ajudar no processo de identificação desses exemplares, listamos abaixo um grupo com as principais características das moedas de 10 centavos da segunda família do Plano Real tomando como base as informações disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
- Material: bronze sobre aço
- Diâmetro: 20,0 mm
- Peso: 4,80 g
- Espessura: 2,23 mm
- Bordo: serrilhado
- Eixo: reverso moeda (EH) ?
- Circulação: de 01/07/1998 a atual
- Desenho do Anverso: Efígie de D. Pedro I – proclamador da Independência, primeiro imperador do Brasil -, ladeada pelo dístico Brasil e por cena alusiva à proclamação da independência política do País, ocorrida em 7 de setembro de 1822, em São Paulo, às margens do ribeirão Ipiranga.
- Desenho do Reverso: À esquerda, linhas diagonais de fundo dão destaque ao dístico correspondente ao valor facial, seguido dos dísticos centavos e o correspondente ao ano de cunhagem.
Dom Pedro I
Uma das principais curiosidades sobre a moeda de 10 centavos da segunda família do Plano Real é que ela conta com a representação de uma das figuras mais conhecidas da história do Brasil: Dom Pedro I. Ele foi um dos principais condutores do país no processo de Independência da Coroa Portuguesa.
De acordo com historiadores, Dom Pedro I foi muito criticado pelo seu autoritarismo, o que motivou o seu divórcio com as elites brasileiras. No meio da crise, ele renunciou ao trono em 1831 e voltou a Portugal.
Quanto valem as moedas
Como dito, nem todas as moedas de 10 centavos que estão em circulação na nossa sociedade podem ser consideradas valiosas. Para que elas tenham valores diferenciados, é preciso que elas contem com uma característica específica conhecida no meio da numismática como rastro nas estrelas.
Na imagem abaixo, você pode conferir como esse rastro pode ser identificado, e os valores que são projetados para as peças de 10 centavos que contam com essa característica.
Como vender uma moeda
Encontrou esta ou qualquer outra moeda valiosa? O próximo passo é procurar saber qual é o valor exato daquela peça. Para tanto, o cidadão pode procurar uma loja especializada, que poderá ser virtual ou física. Uma outra opção é procurar uma casa de leilão numismático. Por todos estes caminhos, será possível confirmar o valor do níquel.
Uma das opções é a casa Brasil Moeda Leilões, que funciona de maneira virtual. Logo depois de encontrar a moeda, o cidadão vai poder cadastrar o item encontrado e enviar para uma avaliação. Na sequência, a Casa envia o valor. O cidadão poderá definir se vai colocar à venda ou não.
O cidadão também poderá verificar a lista completa com sites de outro compradores de moedas raras. Nesta lista, será possível inclusive conferir se há alguma loja física de comprador nas proximidades da sua residência.