A atuação do empreendedorismo através de um e-commerce pode ser bastante viável na era digital. Entretanto, é necessário que o empreendedor direcione o negócio desde a ideia inicial.
O e-commerce requer acompanhamentos estratégicos, considerando a era digital e a rapidez com que as informações fluem. É importante que a empresa direcione o seu investimento para que possa amparar o seu cliente em todo o seu processo de compra; já que esta é uma das principais informações necessárias para que um plano de ação seja considerado após uma análise de cenário mercadológico.
Sendo assim, é fundamental que o empreendedor faça um planejamento que considere analisar fatores internos e externos, direcionando o seu produto dentro do mercado atual. Posteriormente, será possível que o empreendedor avalie a viabilidade de modificar ações, ainda que estejam em andamento.
Por isso, embora seja possível gerar ações aleatórias, pode não ser eficiente. É importante que o marketing digital, por exemplo, atraia o cliente para a empresa de modo que a gestão consiga trabalhar esses leads e transformá-los em vendas efetivadas. Haja vista a necessidade da fidelização do cliente. Portanto, uma empresa que não possui gargalos nos processos, pode gerar uma fidelização orgânica; o que é muito importante para valorizar uma marca no cenário atual.
Dessa forma, é possível entender que a gestão na era digital deve ser feita de maneira ativa e participativa, considerando todos os fatores que impactam a economia e o fluxo de oferta e demanda. Sendo assim, no empreendedorismo, as análises devem considerar todos os fatores para que a empresa alcance sua objetividade no mercado atual.
Além disso, todos os fluxos devem ser relacionados para a gestão ocorra de forma holística. Portanto, o investimento em fatores tecnológicos é primordial para que a empresa obtenha um sistema resolutivo e dashboards confiáveis.
Ademais, é importante acompanhar as ações e direcionar as análises estratégicas, considerando fatores não mensuráveis, como apontamentos feitos pelos clientes nas redes sociais ou por outros canais de atendimento.
Dessa forma, o empreendedor poderá gerar escalabilidade e valorizar a sua marca no mercado. No entanto, para isso, o site da empresa deve ser construído de modo responsivo e intuitivo, bem como todos os processos devem ser funcionais e atualizados.