O Concurso CGDF (Controladoria-Geral do Distrito Federal) abriu mais de 200 vagas para o cargo de Auditor. Essas vagas são para nível superior em qualquer área, no entanto, existe uma divisão entre dois cargos. Assim, o candidato precisará escolher entre um deles.
Além disso, o concurso, que ainda não está com o período de inscrições aberto, possui vagas de início imediato e vagas para cadastro reserva. Portanto, a Controladoria pode chamar o candidato imediatamente após o processo seletivo, ou posteriormente, quando as vagas abrirem.
Confira mais sobre o Concurso da CGDF no artigo abaixo!
O Concurso CGDF ainda não está com as inscrições abertas. Por isso, o candidato que deseja entrar nesse processo seletivo precisa esperar até o dia 15 de fevereiro, às 10 da manhã para realizar a sua inscrição. Essa inscrição é, exclusivamente, online e estará aberta até às 18 horas do dia 8 de março de 2023.
Quando a inscrição abrir, o interessado deverá entrar no site do Cebraspe, banca organizadora do certame, para realizar o seu cadastro. Além disso, o concurso possui uma taxa de R$ 279,40 que os candidatos devem pagar para efetuarem a inscrição. Quem não quitar o boleto dentro do prazo que o cronograma prevê, terá a sua inscrição anulada pela banca.
O Concurso CGDF possui duas especialidades dentro do cargo de Auditor de Controle Interno do Distrito Federal: Finanças e Controle e Planejamento e Orçamento. Assim, por serem dentro da mesma carreira de Auditor, essas especialidades possuem diversas atividades em comum. Além disso, o edital prevê a mesma remuneração e a mesma jornada de trabalho para os dois cargos, sendo o valor de R$ 13.700,00 para uma carga horária de 40 horas semanais.
Contudo, as duas especialidades possuem também algumas funções diferentes. A especialidade de Finanças e Controles possui atividades focadas na área financeira do Distrito Federal. Desse modo, devem acompanhar e coordenar a programação financeira do DF, entre outras funções. Em contrapartida, a especialidade de Planejamento e Orçamento será responsável por organizar e coordenar as metas e programas do DF, revisar o orçamento, além de atividades afins.
O Concurso CGDF possui cinco fases, todas de responsabilidade da Cebraspe, sendo elas:
A Prova Objetiva e a Prova Discursiva de uma especialidade ocorrerão no mesmo dia, mas em turnos diferentes. Entretanto, as provas das especialidades não são no mesmo dia. Portanto, o candidato que quiser se inscrever para os dois cargos, pode.
Em relação ao conteúdo, os dois cargos dividem a parte de Conhecimentos Gerais. Contudo, a parte de Conhecimentos Específicos e Conhecimentos Especializados diferem de uma especialidade para a outra.
Por fim, o Curso de Formação Profissional para o Concurso CGDF possui uma carga horária obrigatória de até 160 horas, sendo que o candidato precisará de uma frequência de, no mínimo, 75%. Além disso, também existe uma exigência mínima de notas.