Atenção, brasileiros! Não é novidade para ninguém que o Nubank é um dos bancos digitais mais procurados no Brasil. Isso ocorre porque a fintech conta atualmente com vários serviços e vantagens aos seus usuários, como, por exemplo, o cartão de crédito que não tem cobrança de anuidade. Contudo, quando ocorre a liberação do crédito, nem sempre agrada aos clientes.
Nesse sentido, o Nubank traz uma ferramenta que reserva parcial ou totalmente o saldo para ser utilizado como crédito. Sendo assim, o cliente que deseja realizar uma compra no valor de R$ 600, por exemplo, pode depositar o valor em sua conta e reservá-lo como limite de crédito.
O valor depositado na conta e utilizado como crédito fica indisponível para uso até que a fatura do cartão seja paga. Após a efetuação do pagamento, acontece a liberação do valor, ficando a critério do cliente de como o dinheiro será utilizado.
Contudo, é válido salientar que, caso o pagamento não seja efetuado até a data de vencimento, o banco utilizará do saldo reservado para quitar a fatura.
De acordo com informações do Nubank, o cliente pode usar um saldo de até R$ 5 mil na função de construir limite no cartão de crédito. Além disso, o cliente consegue fazer compras nacionais e internacionais, tanto presencialmente quanto virtualmente.
Embora não pareça tão vantajosa, tendo em vista que é o cliente quem disponibiliza o seu próprio limite, a função pode ser muito útil para aqueles que não contam com crédito pré-aprovado.
“Esse cartão funciona assim por um motivo simples: em vez de negar acesso a um cartão de crédito, estamos possibilitando que você construa um histórico de crédito com a gente: ao reservar um limite e pagar sua fatura por um tempo, nosso sistema pode fazer uma nova análise futura com base no seu comportamento e, com mais informações, te conceder um limite pré-aprovado”, explica o Nubank.
A princípio, para definir o valor do limite que cada cliente terá disponível, o banco digital utiliza uma tecnologia baseada em algoritmos.
Dessa forma, quem não possui condições financeiras boas, como um poder de compra maior, por exemplo, serão mais beneficiados com o crédito.
Além disso, outro fator que pode ajudar o cliente é não ter o nome sujo em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Estar negativado faz com que o score de crédito caia rapidamente, consequentemente diminuindo as chances de conquista de um limite maior.