O Nubank é um dos maiores bancos digitais do mundo em número de clientes, e sempre busca inovar com novos produtos, serviços financeiros e medidas relacionadas com a segurança dos usuários. Nesse sentido, a fintech anunciou nesta segunda-feira (13) o lançamento de um novo recurso de segurança para o aplicativo.
A nova ferramenta foi batizada de Alô Protegido, e traz a promessa de dificultar ligações de terceiros com potencial de golpe, nas situações em que os criminosos fingem ser da central de atendimento do próprio Nubank.
Sendo assim, o novo recurso de segurança deve diminuir o número de golpes em que os bandidos enganam as vítimas se passando por atendentes do Nubank. O Alô Protegido faz o bloqueio automático de ligações suspeitas, as quais possuem o número de telefone “camuflado” com o número de contato do banco digital.
Campanha do Nubank
A nova função anunciada pelo banco digital faz parte da campanha chamada #PareceMasNãoÉoNubank. Essa campanha tem como objetivo alertar as pessoas sobre situações que podem parecer relacionadas com a empresa, mas que na verdade não são.
Mesmo com o bloqueio automático de ligações pelo Alô Protegido, os clientes do Nubank devem ficar muito atentos, pois novos golpes envolvendo o nome da instituição financeira podem surgir com o tempo.
Segundo a Vice Presidente de engenharia do Nubank, Fabiola Marchiori, “Queremos ir além das campanhas educacionais e trazer uma solução eficaz para combater chamadas fraudulentas e proteger ainda mais nossos clientes. Foi pensando nisso que desenvolvemos o Alô Protegido. A ideia é oferecer alertas inteligentes e realizar o bloqueio de números suspeitos automaticamente, evitando que os usuários se tornem vítimas de golpes e fraudes”.
Além disso, de acordo com o Nubank, os clientes não precisam fazer o download de nenhum aplicativo adicional para contar com a segurança do Alô Protegido. Para ativar a função, basta acessar o menu “Segurança” no aplicativo do banco digital, e depois clicar na opção “Alô Protegido”. Por fim, o usuário deve clicar no botão de ativação e em “Permitir”, autorizando o gerenciamento de chamadas pelo aplicativo do banco.
Modo Rua
O Modo Rua é uma outra ferramenta de segurança do Nubank, que já existe há algum tempo. Segundo o banco digital, o Modo Rua é uma ferramenta do aplicativo que funciona como uma camada de segurança extra para a conta do cliente. Sendo assim, através dele é possível que o usuário limite transações de Pix, TED ou boletos sempre que estiver fora de uma rede wi-fi segura, como a da sua casa ou trabalho, por exemplo.
Desta maneira, o dinheiro da conta fica mais protegido, caso o celular do usuário caia em mãos desconhecidas. Para utilizar o Modo Rua, é necessário limitar as transações dentro do aplicativo fora de redes Wifi seguras. Lembrando que as redes consideradas seguras pelo cliente devem ser cadastradas.
Além disso, caso seja necessário, eventualmente, realizar algum pagamento acima do valor limite, existe uma maneira de desbloquear as transações. Isso é feito através de um reconhecimento facial do usuário pelo aplicativo do Nubank, que serve como teste de prova de vida.
Além das ferramentas que devem ser ativadas pelo usuário, o aplicativo do Nubank conta com o Pack de Proteção, que utiliza bancos de dados do sistema financeiro, inteligência artificial e análises de comportamento para proteger as contas dos clientes.