Novo RG já pode ser emitido; veja como solicitar o seu - Notícias Concursos

Novo RG já pode ser emitido; veja como solicitar o seu

Como já informado aqui no Notícias Concursos, o Governo Federal liberou a primeira remessa da nova Carteira de identificação Nacional (CIN). Assim, foi aberta a possibilidade de emissão do novo documento.

Como já informado aqui no Notícias Concursos, o Governo Federal liberou a primeira remessa da nova Carteira de identificação Nacional (CIN). Assim, foi aberta a possibilidade de emissão do novo documento.

Até o momento, apenas sete estados brasileiros e o Distrito Federal confirmaram a emissão da nova identidade a partir do dia 4 de agosto. Os demais estados devem estar aptos ao novo sistema até março de 2023.

Os estados que passarão a emitir o novo RG a partir de agosto são: Minas Gerais, Acre, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A substituição acontecerá de forma gradativa e gratuita.

Como emitir o novo RG

Será necessário apresentar nas instituições que emitem o documento, como Poupatempo, a Certidão de Nascimento ou de Certidão de Casamento.  Além disso, o cidadão deve ter cadastro biométrico na Justiça Eleitoral.

Com a emissão do novo RG, basta baixar o aplicativo da versão digital da identidade disponibilizado pelo seu estado e clicar na opção “Adicionar RG”. Na sequência, será preciso escanear o QR Code que pode ser encontrado no documento impresso.

Todavia, para confirmar a autenticidade de quem solicita o documento, é necessário passar pela etapa de reconhecimento facial. Feito isto, é só criar uma senha para ter acesso a versão virtual do documento.

O que muda com o novo RG

Confira quais as principais alterações trazidas com o novo RG:

  • Autenticação via QR Code;
  • Biometria obrigatória;
  • Código MRZ (o mesmo usado nos passaportes);
  • Grupo sanguíneo e fator RH;
  • Identificação do titular como doador de órgão ou não;
  • Inclusão da naturalidade do cidadão;
  • Unificação do número pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O novo RG será obrigatório?

O novo documento será o único para a identificação dos brasileiros. De todo modo, a substituição será gradual, conforme a necessidade do cidadão, como no caso de vencimento da versão antiga, segunda via, renovação aos 18 anos, entre outras possibilidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?