O Rio Grande do Sul começou a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) na última terça-feira (26). O estado foi o primeiro a se adequar ao novo sistema de identificação do Governo Federal.
A unidade federal Amazonas também já deu início ao processo de mudança. Já o estado de Minas Gerais informou que até agosto passará a expedir o novo modelo do documento.
De acordo com a imprensa da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), “a previsão é que se inicie a emissão do novo formato da Carteira de Identidade Nacional durante o mês de agosto de 2022”.
Já a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) informou “ter dado início ao processo de mudança para o novo RG“.
Além disso, o diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), Mahatma Porto, diz que: “O estado está adquirindo o sistema computacional, que vai auxiliar na emissão de carteiras de identidade, fazendo reconhecimento de cada cidadão que for fazer o pedido. Desde o final do ano passado a SSP tem tomado medidas necessárias para aquisição do sistema biométrico e os serviços necessários para implementação da solução tecnológica, estando em fase de licitação dos serviços”, afirmou.
Com relação aos demais estados, têm até dia 3 de março do ano que vem para aderirem ao novo modelo de identidade.
O que muda com o novo RG?
A nova versão busca unificar o número do documento em todos os estados, utilizando apenas o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Além disso, a identidade contará com autenticação por um QR Code, impresso na versão física do documento.
O novo RG ainda servirá como documento de viagem por seguir o padrão internacional e por ter o MRZ (Machine Readable Zone), que consta nos passaportes. No entanto, só será válido em países do Mercosul.
Veja quais informações terá na nova CIN:
- Identificação do ente federativo que a expediu;
- Identificação do órgão expedidor;
- Armas da República Federativa do Brasil, a inscrição “República Federativa do Brasil” e a inscrição “Governo Federal”;
- Nome, filiação, sexo, nacionalidade, local e data de nascimento do titular;
- Número de Registro Geral Nacional;
- Foto 3x4cm;
- Assinatura e impressão digital do polegar direito do titular;
- Número único da matrícula de nascimento ou de casamento;
- Expressão “Válida em todo território nacional”;
- Data de validade, local e data de expedição do documento;
- Código de barras bidimensional no padrão QR code;
- Assinatura do dirigente do órgão expedidor;
- Zona de leitura mecânica, de acordo com o padrão da OACI.
Qual será a validade do novo RG?
O novo RG terá os seguintes prazos de validade:
- 0 a 12 anos: validade de 5 anos;
- de 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos;
- a partir de 60 anos, validade indeterminada.