Uma cidade localizada no estado do Rio de Janeiro, está prestes a lança um concurso público. No entanto, após anos de espera, a Prefeitura Municipal anunciou a eminente abertura de um novo certame, com a oferta de 647 vagas em diversos cargos de níveis fundamental, médio e superior.
Cronograma Previsto
De acordo com o contrato firmado entre a Prefeitura de Macaé e a Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso, o edital deverá ser publicado até o dia 22 de junho deste ano. No entanto, esse prazo de 30 dias corridos após a assinatura contratual, realizada em 23 de maio, é o limite estabelecido para a divulgação das regras e requisitos do certame.
Além disso, o cronograma previsto indica que as provas deverão ser realizadas em até 111 dias após a contratação da banca organizadora. Portanto, estima-se que a aplicação das avaliações ocorra até 11 de setembro, provavelmente no domingo anterior, dia 8, data mais propícia para a realização de concursos públicos.
Etapas do Concurso e Estrutura das Provas
O concurso será composto por diferentes etapas, dependendo do cargo pretendido. Entretanto, para todos os cargos, haverá provas objetivas, com questões de múltipla escolha contendo cinco alternativas, sendo apenas uma correta. Porém, o conteúdo programático será divulgado no edital.
As provas objetivas serão realizadas em dois turnos (manhã e tarde) e em um único dia. Portanto, os candidatos de nível fundamental e médio realizarão as avaliações em um turno, enquanto os de nível superior farão em outro.
Para os cargos de professor A, AEE, C, professor orientador educacional (20h), professor orientador pedagógico (20h), professor supervisor de ensino (20h) e médico perito (20h), haverá também a análise de títulos.
Porém, no caso específico do cargo de procurador, o concurso contará com quatro etapas distintas: provas objetiva, discursiva, oral e de títulos. Sendo assim, as provas objetiva e discursiva serão aplicadas no mesmo dia, e serão corrigidas até 60 provas discursivas dos candidatos com as melhores pontuações na prova objetiva, distribuídas entre ampla concorrência, pessoas com deficiência e negros.
Cargos Oferecidos e Áreas de Atuação
A Prefeitura de Macaé divulgou uma lista preliminar dos cargos que serão contemplados no concurso, abrangendo diversas áreas de atuação. No entanto, a Secretaria de Educação, por exemplo, haverá oportunidades para auxiliar de serviços escolares (ASE), com carga horária de 40 horas semanais, professor A (Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I) e professor C (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II), com 16 horas semanais.
Outros cargos previstos incluem:
- Assistente Previdenciário
- Assistente Previdenciário Técnico (Arquivo e Informática)
- Analista Previdenciário (diversas especialidades, como Serviço Social, Auditoria Médica e Medicina do Trabalho, Enfermagem, Psicologia, Administração, Sistemas, Auditoria, Ciências Atuariais, Contabilidade, Economia, Ouvidoria e Direito)
- Auditor Fiscal Tributário (atual Fiscal de Tributo)
- Contador
- Analista de Auditoria Pública e Gestão Governamental (incluindo Engenharia Civil)
- Auditor Municipal de Controle Interno (incluindo Contador)
- Contador – Especialista em Folha de Pagamento e Cálculos Trabalhistas
- Médicos do Trabalho
- Médico perito
- Engenheiros de Segurança do Trabalho
- Assistente Social
- Psicólogo
- Fonoaudiólogo
É importante ressaltar que a quantidade exata de vagas por cargo, os requisitos de escolaridade e os salários oferecidos serão detalhados no edital do concurso.
Expectativas e Importância do Concurso
O anúncio do concurso público em Macaé é aguardado com grande expectativa pela população local e pelos profissionais interessados em ingressar na Administração Pública Municipal. No entanto, trata-se de uma oportunidade significativa para a renovação e ampliação do quadro de servidores efetivos, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à comunidade.
Além disso, o certame representa um passo importante na regularização das contratações temporárias, atendendo às cobranças do Ministério Público para a substituição desses profissionais por concursados. Essa medida visa garantir a estabilidade e a qualidade dos serviços públicos, bem como a observância dos princípios constitucionais que regem a Administração Pública.