O Governo deve dar início ao debate em torno de um novo auxílio emergencial para a população carente nesta segunda-feira (14). De acordo com as informações de bastidores, esse novo projeto deverá discutir a criação de um benefício que ajude as pessoas vítimas das chuvas que atingem o estado.
Caso tramite pelas discussões e seja aprovado, o projeto passaria a ser pago durante um período de tempo para as famílias que foram atingidas de alguma forma por efeitos adversos das chuvas. Assim, essas pessoas poderiam usar esse dinheiro para tentar começar a reconstruir uma casa ou comprar móveis novos, por exemplo.
Esse texto deverá ser apresentado pela vereadora Erika Hilton (PSOL), na Assembleia Legislativa Estadual. No final da última semana, a parlamentar confirmou que vai enviar o novo texto ainda nesta segunda (14). “É inadmissível que até hoje São Paulo não dê assistência emergencial às famílias que sofrem com as enchentes”, disse ela.
O estado de São Paulo já possui uma série de programas sociais para a população carente. De acordo com o Governo do estado de São Paulo, todos eles fazem parte de um projeto maior de nome Bolsa do Povo. Ele reúne os benefícios sociais que fazem pagamentos para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.
Em São Paulo, por exemplo, existe um programa de vale-gás para a população vulnerável. Também há um projeto que faz pagamentos para pais de alunos que ajudam no funcionamento das escolas dos seus filhos. Mas de fato não há nenhum benefício voltado para as vítimas das enchentes no estado.
Chuvas em São Paulo
O início das discussões sobre um auxílio para vítimas de enchentes acontece pouco mais de um mês depois de uma tragédia atingir o estado de São Paulo. As chuvas acabaram deixando um rastro de destruição em vários municípios.
De acordo com os dados oficiais mais recentes, mais de 30 pessoas morreram em São Paulo em decorrência dessas chuvas no final do último mês de janeiro. A maioria dessas vítimas fatais morava na capital do estado. Por lá, foram 16 mortes.
Segundo a Defesa Civil do estado, 39 cidades foram afetadas de alguma forma por essas chuvas. Mais de 5 mil famílias ficaram desabrigadas. A maioria delas não recebeu nenhum tipo de auxílio voltado para essas situações.
Auxílio no Brasil
As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo não são uma exclusividade desta unidade da federação. Nos últimos meses, o país registrou temporais em várias regiões do Brasil. Alguns deles acabaram com uma série de mortes.
Na cidade fluminense de Petrópolis, por exemplo, o número de vítimas fatais já passou a marca dos 300, de acordo com dados da Defesa Civil. A quantidade de desabrigados também preocupa muita gente.
No Congresso Nacional, um grupo de parlamentares do PSOL apresentou um projeto de lei que visa criar um auxílio para pessoas que passam por essas situações. O texto ainda passa por uma série de análises da Casa.