Os carros de aplicativo, como Uber e 99, receberam novas determinações para o funcionamento do serviço de transporte alternativo. As alterações foram publicadas no Diário Oficial da União no último dia 13 de dezembro.
A princípio, as novas regras foram determinadas apenas para o estado de São Paulo. Confira abaixo o que foi determinado.
Novas regras para o Uber e 99
De acordo com a nova determinação, a primeira regra se trata da ampliação do tempo máximo de fabricação do veículo que fará o serviço. Agora, os condutores da Uber e do 99 podem trafegar com automóveis de até 10 anos de fabricação. Antes, os carros deviam ter até cinco anos.
Houve também uma nova regra direcionada para as empresas de transporte alternativo. Trata-se da comprovação da emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) na cidade de São Paulo.
A última regra determinada para as empresas se referem a exigência da realização de vistoria e inspeção técnica do veículo que fará as corridas. É importante destacar que as vistorias devem ser seguir os parâmetros e frequências definidos pelo Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV).
Passageiros poderão solicitar o empréstimo de até R$ 10 mil da Uber?
A Uber Conta anunciou recentemente a liberação de uma linha de crédito de até R$ 10 mil aos motoristas e entregadores que trabalham na empresa por meio do Uber Pro.
De acordo informações da empresa, a taxa de juros do empréstimo é de 2,99% mensal, com possibilidade de pagamento do crédito em até 18 meses. O contratante poderá usar os pagamentos dos seus serviços, como viagens e entregas, para realizar a quitação do crédito pessoal.
Clientes podem solicitar o empréstimo?
Primeiramente, é importante salientar que o empréstimo da Uber é destinado apenas para motoristas e entregadores. De acordo com a empresa, inicialmente o crédito será disponibilizado apenas para os motoristas das categorias Diamante e Platina do Uber Pro. A liberação da linha de crédito para as demais categorias ainda será analisada.
Ainda, a Uber informou que a ação tem a finalidade de incentivar aos trabalhadores a continuarem a utilizar a plataforma para gerar renda pessoal.
Clientes e motoristas de outras modalidades da plataforma não terão direito ao crédito da empresa.
Uber Conta
Primeiramente, é importante salientar que a Uber Conta se trata de uma conta digital da empresa Uber em parceria com o banco digital Digio. Por meio dela, é possível que os motoristas e entregadores recebam os pagamento dos seus serviços.
Ainda, os usuários podem realizar transferências via PIX e TED, pagamentos e gerar boletos. Além disso, a fintech disponibiliza um cartão que pode ser utilizado em compras físicas e on-line.
A fintech oferece diversos benefícios aos usuários, como cashback em estabelecimentos selecionados e descontos de até 60% em compras em lojas on-line parceiras do banco digital.
Vantagens da Uber Conta
A princípio, usuários do Uber Conta contam com várias outras vantagens, tal como desconto de 60% nas compras online feitas em lojas parceiras. Além disso, tem cashback em alguns estabelecimentos. Mas, o oferecimento das vantagens, dependerão do nível em que o motorista parceiro no programa fidelidade do app está.
A conta possui rendimento em 100% do CDI no saldo, faz transferência via PIX e TED, saques, saque via QR Code nos Banco24Horas, sem contar com pagamento de boleto. Para correntistas, tem também um cartão com a bandeira Elo, disponível na versão física ou virtual.
Enfim, abrir conta no Uber Conta é grátis e disponível para os motoristas com perfil ativo no app. Além disso, não se pode ter restrições legais relativas a ordens judiciais. Os motoristas precisam ter completado, no mínimo, 25 corridas na plataforma. Entregadores do Direct e Flash também têm acesso a essa conta e ao empréstimo.