As vendas e o crescimento das empresas
O crescimento das empresas já foi medido apenas pelo número de vendas efetuadas, sendo esse o indicador mais relevante para uma empresa antes da internet.
Portanto, não havia uma análise sobre a satisfação do cliente, de modo que o total de vendas era o suficiente para uma empresa mensurar sua atuação no mercado, mas isso foi antes da força da internet alterar o mercado.
Novas métricas inseridas nas análises
Atualmente é impossível uma empresa considerar apenas o volume de vendas feitas para definir seu mercado e sua atuação. Certamente o número total de vendas importa, mas novas métricas devem ser incorporadas para amparar as demandas da internet.
Por isso, novas métricas corroboram o volume de vendas, na busca pela excelência nos serviços. Dessa forma, cabe analisar quantos clientes foram perdidos, o retorno sobre o investimento (ROI), bem como quanto o cliente rende ao cliente.
Somente em posse de todos esses panoramas é possível direcionar as ações da empresa, para que haja uma otimização dos processos, bem como a empresa possa direcionar recursos.
Por isso, a empresa não analisa apenas as vendas, ao passo que tudo o que esse fato reflete de forma direta ou indiretamente.
Ações direcionadas e assertividade nas decisões
As ações de todas as áreas precisam direcionar a empresa para o crescimento, todavia, esse crescimento deve ser corroborado pelas métricas. Uma vez que gerar satisfação ao cliente é fundamental no mercado atual.
Sendo uma forma de gerar valor ao negócio, fidelizar o cliente e aumentar as vendas. Ou seja, as análises atuais são muito mais complexas, porém são mais assertivas e trazem dados que antes eram impossíveis de analisar, como o mercado, o segmento, concorrência e comportamento do cliente.