O Sistema de Valores a Receber (SVR) tem reabertura confirmada nesta semana. O SVR permite realizar o resgate de dinheiro esquecido em bancos, assim como em outras instituições financeiras.
O sistema do Banco Central será reaberto com diversas novidades. Dessa forma, em sua nova versão, o sistema permite que o usuário selecione uma de suas chaves Pix, e solicite o resgate do dinheiro esquecido diretamente via SVR.
Isso porque, na versão anterior do programa, o usuário informava seus dados de contato, porém sem indicar a chave Pix. Com isso, em muitos casos os usuários não atendiam os telefonemas, e nem respondiam as mensagens da instituição. De acordo com o BC, isso ocorria pois os usuários ficavam com medo de cair em golpes.
Além disso, o sistema de resgate de dinheiro esquecido também traz outras novidades, como consulta a valores de pessoas falecidas e uma sala de espera virtual, para evitar que o sistema trave. Sendo assim, confira a seguir as principais mudanças no SVR.
Mudanças no Sistema Valores a Receber
Como dito, o Sistema Valores a Receber, do Banco Central, será reaberto com novidades. Nesse sentido, além do módulo de consulta de dinheiro esquecido da pessoa falecida e a sala de espera virtual, o sistema também conta com outras mudanças.
Agora, o SVR disponibiliza todos os tipos de valores previstos na norma, o que amplia a possibilidade de valores a receber. Além disso, atualmente o sistema também conta com um botão para imprimir, salvar e compartilhar as telas e os protocolos de solicitação, inclusive via Whatsapp. Isso facilita o acesso e a segurança das informações do sistema.
Por fim, também estão disponíveis informações sobre contas conjuntas solidárias. Isso significa que, caso um dos titulares da conta solicite dinheiro esquecido no SVR, o outro titular conseguirá ver as informações da solicitação, que incluem o valor, data e CPF do solicitante.
Sobre a sala de espera virtual, o Banco Central afirma que o funcionamento será de forma semelhante à compra de ingressos. Quando muitas pessoas efetuarem o acesso ao sistema, uma fila será criada, para que o sistema não trave. Isso substitui os agendamentos, que eram utilizados no passado.
Como realizar a consulta do dinheiro esquecido
A consulta para saber se possui algum dinheiro esquecido é feita pelo site valoresareceber.bcb.gov.br. Para o caso das pessoas físicas, elas devem informar o CPF e a data de nascimento para realizar a consulta.
Já para o caso de pessoas falecidas, os dados a serem informados são os mesmos. No entanto, o resgate deve ser feito pelo herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. As empresas também têm direito a consultar e receber dinheiro esquecido. Sendo assim, nesses casos a empresa deve informar o CNPJ e a data de abertura.
Além disso, para resgatar o dinheiro esquecido, deve-se acessar o SVR (Sistema de Valores a Receber) a partir desta semana. Inclusive, o login precisa ser feito através da conta gov.br, sendo que para valores de pessoa jurídica a conta deve ter o CNPJ vinculado.