O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (18) mais informações sobre a transição para a nova política de privacidade, anunciada no início do ano. A perspectiva da empresa é reverter a repercussão negativa que foi gerada desde o anúncio da nova política de privacidade do WhatsApp.
A repercussão negativa e as críticas fizeram até com que a nova política de privacidade do WhatsApp fosse adiada. Antes, a medida entraria em vigor no dia 15 de fevereiro, prazo que foi estendido para 15 de maio.
Desde o início deste ano os usuários já recebiam a seguinte mensagem: “Ao tocar em aceito, você concorda com os novos termos e com a política de privacidade, que entram em vigor em 8 de fevereiro de 2021“, dizia a notificação. “Depois dessa data, você precisará aceitar as atualizações para continuar usando o WhatsApp. Você também pode visitar a Central de Ajuda se preferir apagar a sua conta e desejar obter mais informações”, completava.
A nova política de privacidade obriga o usuário a compartilhar automaticamente os seus dados com o Facebook. Os dados, porém, não incluem o teor das conversas. Outra mudança é a relação com o carrinho de compras em conversas com lojas, anunciado em dezembro passado.
Se o usuário não concordar com qualquer regra da nova política de privacidade do WhatsApp, a única solução será excluir a conta. Uma opção é Signal , recomendado por Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo.
Explicações sobre a nova política de privacidade do WhatsApp
“Os usuários querem confirmar que o WhatsApp não pode ler ou ouvir suas conversas pessoais”, disse o aplicativo, em comunicado. Outra garantia da empresa é que todas as mensagens pessoais possuem criptografia de ponta a ponta – o que garantiria que texto, áudio, vídeo e imagens não são armazenados e só quem envia e recebe podem ver o teor da conversa.
Outra garantia da empresa é o não compartilhamento dos seus contatos com o Facebook e também o registro de quem os usuários estão conversando.
Por outro lado, a empresa não garante criptografia de ponta a ponta para conversas com contas comerciais – utilizadas por empresas. Isso porque, de acordo com o WhatsApp os funcionários da empresa podem responder por ferramentas que gerenciam os chats e não por um aparelho celular.
A política de privacidade completa pode ser lida clicando aqui. Agora se você preferir um guia mais simples poderá ler no manualdousuario.net.