Nova Lei de Trânsito comentada

As novas regras para a lei de trânsito que entraram em vigor na ultima segunda-feira, dia 12 , geraram nas pessoas opiniões controversas. Ao passo que muitos concordam com o endurecimento de algumas regras, outros afirmam que muitas decisões não levam em conta o cenário geral, e favorecem apenas os interesses de alguns.

Vejamos aqui os dois lados da moeda, com a opinião de pessoas que lidam diariamente com as questões envolvidas no trânsito.

Pontos positivos nas novas regras de trânsito

Equipamento de segurança usados por crianças: O código falava que crianças menores de 10 anos deveriam ir no banco de trás com o acento de contenção, e após os 10 anos, poderiam passar para o banco da frente. A nova regra se adapta ao fato comprovado de que não é a idade o que define a segurança ao corpo contido pelo cinto, e sim, sua altura. Então, para andar no banco da frente, somente acima dos 10 anos e tendo atingido 1,45m de altura.

Uso de luz baixa nas rodovias:  Os faróis com DRL (Sigla de Daytime Running Light, que significa luz de rodagem diurna) são a nova moda da indústria automotiva. Elas têm a função de deixar o carro visível durante o dia sem que o motorista precise usar o farol baixo. Agora, o motorista cujo veiculo possuir DRL, não precisa mais manter a luz baixa em rodovias.

Recall: Antes, se o recall solicitado não era feito dentro de um ano, apenas era colocado uma observação no documento do carro, sem incorrerem penalidades. Agora, se o recall não for realizado, o proprietário não conseguirá fazer o licenciamento do veiculo. Isso leva os condutores a tratar essa questão com a seriedade que merece,  e fazer a manutenção solicitada. Alguns falam que isso gera um contraponto, pois as concessionárias tem muita burocracia na execução do recall. Isto precisa ser agilizado, para o proprietário não ficar impossibilitado de fazer seu licenciamento por muito tempo.

O blog Sobre Rodas considera essa uma das medidas mais importantes colocadas nas novas leis de trânsito. Publicou um alerta ainda em 2016 sobre a assustadora taxa de 90% de proprietários que precisam fazer o recall, mas não comparecem.

Ciclista: Para o motorista que, ao passar pelo ciclista, não reduzir a velocidade, incorrerá infração, que passa de grave a gravíssima, e com aumento do valor da multa. Isso está coerente com a urbanidade da  maioria das vias brasileiras, que não tem ciclovia ou ciclofaixa.  Antes também não havia regra quanto à estacionar em cima da ciclovia, agora vai gerar multa.

Prazo para a comunicação de penalidades: O Detran agora tem prazo para o envio de penalidades de 180 dias. Caso o condutor entre com algum recurso, ele tem 360 dias para responder. Isso traz mais segurança ao condutor e padronização aos serviços. A maioria já passou pela incerteza de não saber se uma multa foi aplicada, ao passar por um radar. Existem casos que o Detran enviou a multa ao condutor após 3 anos da infração ter sido cometida.

Exame toxicológico: Agora, para os portadores das categorias C, D e E , independente de  exercer atividade remunerada, existirá a obrigatoriedade de renovar o exame toxicológico a cada 2 anos e meio. Se não for cumprido, gera uma infração é gravíssima, com suspensão do direito de dirigir por 3 meses.

Para muitos, isso não fará muita diferença, levando em conta que o exame é agendado previamente, e é possível se “preparar” para ele, evitando ingerir substâncias proibidas. O exame seria eficiente, alguns afirmam, se fosse feito da mesma forma que o teste do bafômetro: na abordagem, durante a circulação.

Documentos digitais:  Agora o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo)  e a  CNH (Carteira Nacional de Habilitação) assumiram suas funções digitais, sendo o porte físico deles não mais obrigatório. Porém, não se deve contar com a sorte: o motorista sem os documentos físicos ou um dispositivo eletrônico para apresentá-los, só não será autuado se o agente de fiscalização conseguir ter acesso à eles por meio da internet, na abordagem.

Aumento da idade limite para transportar crianças em motos: Passou de 7 para 10 anos. Sobre isso, o blog Sobre Rodas publicou: “As motos são veículos com pouquíssima proteção para quem as conduz, e também para quem vai na garupa. Além disso, uma criança de sete anos pode não ter discernimento ou força suficientes para se segurar com a devida segurança ao condutor ou à moto. Logo, está certa a decisão de aumentar a idade mínima para dez anos no Código de Trânsito.”

Pontos negativos

Limite de pontos para suspensão da CNH: Antes o limite era 20 pontos, para qualquer situação. Agora, é escalonado de acordo com as infrações cometidas. Com 20 pontos, acontecerá a suspensão para quem tem duas ou mais infrações gravíssimas. Se tiver 1 infração gravíssima, 30 pontos. No caso de nenhuma infração gravíssima, o limite será de 40 pontos.

Para quem exerce atividade remunerada, o limite é 40 pontos, em qualquer situação. Se por um lado, esse aumento do limite de pontos parece permissivo demais, por outro temos o presidente Jair Bolsonaro, que afirmou ser essa mudança para ajudar a preservar os empregos daqueles que precisam de sua CNH ativa para trabalhar.

Conversão à direita: muitos gostaram desta mudança alegando que o trânsito vai fluir melhor, como já acontece, por exemplo, nos Estados Unidos. O que alguns não se deram conta é que a conversão a direita só poderá ser feita se houver uma placa ou aviso autorizando isso.  Isso também é visto por muitos como um perigo ao pedestre, que pensa estar seguro atravessando a rua com o semáforo fechado.

Prazo para transferência de veiculo: passou de 30 para 60 dias. Passando deste prazo, a infração é media, não mais grave, e o valor da multa diminuiu.  Gustavo do Amaral Pinto Dias é dono do canal do Youtube Opinião Sincera, que faz avaliação de carros. Ele coloca por que considera a alteração como negativa: “Essa flexibilização prejudica vendedores de carros, e aumenta o período de responsabilidade solidária pelo veículo. Mesmo fazendo a comunicação de venda, podem acontecer outras complicações, como multas aplicadas em seu nome. Em minha opinião, essa medida deveria ser mais rígida para evitar esse tipo de problema.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.