Unicamp vai analisar desempenho de candidatos na prova adaptada na pandemia

Com os vestibulares ocorrendo em meio à pandemia do novo coronavírus, as provas da Unicamp e outras universidades precisaram sofrer alterações para atender a uma demanda extraordinária.

Afinal, os estudantes passarão menos tempo em sala e, de modo geral, estarão vivenciando um momento totalmente diferente. Ou seja, pode haver muito mais pressão.

Nesse sentido, de acordo com a comissão que organiza o vestibular da Unicamp (Comvest) o desempenho dos candidatos na 1ª fase para passará por uma análise além do fim acadêmico.

Isto é, os organizadores prestarão atenção no desempenho dos participantes diante de tantas mudanças ocorridas na prova. De acordo com a comissão, com a pandemia surgiu o insigth de criar uma avaliação “menos estressante”, entretanto, sem mexer em sua qualidade.

“Nós reduzimos a quantidade de textos, de conteúdo bibliográfico. Agora vamos ver o quanto isso corresponde ao desempenho dos estudantes. Não podemos esquecer que essas medidas são políticas públicas. Para ter mudanças, avisamos com antecedência”, afirma Freitas Neto, diretor da Comvest, ressaltando que a Unicamp precisa manter o nível de exigência do exame.

Menos risco de contaminação

Em razão da pandemia, a Unicamp decidiu dividir a prova em dois dias, assim como reduzir o número de questões de múltipla escolha. De 90 passou para 72. Além disso, o tempo máximo de permanência diminuiu de cinco para quatro horas.

Outra alteração diz respeito à relação de livros obrigatórios. Dos tradicionais 12 títulos a universidade pediu somente sete. O motivo, de acordo com a comissão seria de facilitar o acesso aos livros em meio à crise. Afinal, muitos alunos precisariam das bibliotecas públicas e das escolas para lê-los.

A universidade oferece 3.237 vagas em 69 cursos. Os candidatos aprovados terão os nomes divulgados pela comissão organizadora (Comvest) em 29 de janeiro, no site institucional, enquanto que a 2ª fase do processo seletivo está marcada para os dias 7 e 8 de fevereiro.

Vestibular Unicamp 2021

A  1ª fase do vestibular da Unicamp 2021 terminou quinta-feira (7). Constatou-se aumento de 66,6% na abstenção comparando com o processo anterior.

No primeiro dia, a saber, 28,7 mil candidatos disputaram vagas em cursos das áreas de ciências exatas/tecnológicas e ciências humanas/artes. Já no segundo dia as avaliações ocorreram para 38,1 mil que buscam oportunidades nas áreas de ciências biológicas e da saúde.

O total de inscritos foi de 77,6 mil, incluindo recorde de estudantes oriundos da rede pública.

Leia também – Unicamp aplica provas da 1ª fase para 43 mil candidatos nesta quinta-feira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.