Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Governo LIBERA tarifa de energia mais barata na pandemia

Para determinar os valores finais da conta de energia, a ANEEL adotou um sistema de taxas por cor. As cores Verde (tarifa mais barata), Amarela (intermediária) e a Vermelha (mais cara).

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que o cálculo final das tarifas irá continuar tendo como base a Bandeira Verde. Em outras palavras, haverá isenção de cobranças extras “por cima” do consumo, deixando assim a conta mais barata.

Para determinar os valores finais da conta de energia, a ANEEL adotou um sistema de taxas por cor. As cores Verde (tarifa mais barata), Amarela (intermediária) e a Vermelha (mais cara).

De acordo com a ANEEL, o principal motivo dessa decisão é a pandemia do Covid-19, porém, os índices de chuva também contribuíram. O órgão explicou que por conta das águas que caíram no mês de abril, os principais reservatórios das hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentaram uma alta recuperação de volume, fazendo assim com que não haja necessidade de acionamento das termelétricas.

Por conta da necessidade de isolamento social durante a pandemia do Covid-19, as empresas vêm reavaliando as formas de consumo. Sobre o assunto, a Aneel se pronunciou num comunicado, justificando que o PLD e o GSF são as duas variáveis responsáveis por determinar a cor da bandeira a ser acionada.

“Essa perspectiva refletiu-se na manutenção do preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) em patamares reduzidos.

Mais tempo para pagar as contas

Por conta do atual cenário de calamidade pública causada pela pandemia de coronavírus, diversas regiões do Brasil estão dando mais tempo no prazo de cobrança de contas.

O governo federal determinou que o novo prazo para a quitação das contas deve ser de até 90 dias e, além disso, durante esse período de 90 dias, as distribuidoras não têm permissão de cortar a energia de quem está inadimplente.

Também acontecerão reajustes na contabilidade e ampliação de tarifas sociais, desenvolvidas para pessoas de baixa renda, para que essas pessoas possam pagar ainda menos.

Outras medidas da Aneel

A resolução da Aneel também prevê outras medidas, como por exemplo:

  • Priorização nos atendimentos telefônicos das solicitações de urgência e emergência.
  • Intensificar o uso de meios automáticos de atendimento para o funcionamento do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
  • Suspender os prazos para a solicitação de ressarcimentos por danos em equipamentos. A medida é necessária, uma vez que o processo de ressarcimento envolve a circulação de técnicos até a casa do consumidor para verificar o dano.
  • Permitir a suspensão da entrega da fatura mensal impressa no endereço dos consumidores. Ao suspender a entrega de fatura impressa, a distribuidora deverá enviar aos consumidores as faturas eletrônicas ou o código de barras, por meio de canais eletrônicos ou disponibilizá-las em seu site ou aplicativo.
  • Permitir que as distribuidoras realizem leituras do consumo em intervalos diferentes do usual ou mesmo que não realizem a leitura. Quando não houver leitura, o faturamento será feito com base na média aritmética do consumo nos últimos 12 meses. A distribuidora deverá disponibilizar meios para que o consumidor possa informar a autoleitura do medidor, em alternativa ao faturamento pela média.
  • Vedar a suspensão do fornecimento por inadimplência de unidades consumidoras residenciais urbanas e rurais , incluindo baixa renda, além de serviços e atividades consideradas essenciais, conforme a legislação, tais como assistência médica e hospitalar, unidades hospitalares, institutos médico-legais, centros de hemodiálise e de armazenamento de sangue, centros de produção, armazenamento e distribuição de vacinas e soros antídotos; tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; unidade operacional de transporte coletivo; captação e tratamento de esgoto e de lixo; unidade operacional de serviço público de telecomunicações; processamento de dados ligados a serviços essenciais; centro de controle público de tráfego aéreo, marítimo e urbano; instalações que atendam a sistema rodoferroviário e metroviário; unidade operacional de segurança pública, tais como, polícia militar, polícia civil e corpo de bombeiros; câmaras de compensação bancária e unidades do Banco Central do Brasil; e instalações de aduana. É importante destacar que isso não impede medidas de cobranças de débitos vencidos, previstas na legislação, inclusive a negativação do inadimplentes em cadastros de crédito.
  • A paralisação de quaisquer serviços ou canais de atendimento por parte da distribuidora deve ser precedida de ampla comunicação à população, devendo tal informação ser mantida em destaque em sua página na internet e adotadas todas providências possíveis para minimizar os impactos.
  • A distribuidora deverá priorizar os atendimentos de urgência e emergência, o restabelecimento do serviço em caso de interrupção ou de suspensão por inadimplemento, os pedidos de ligação ou aumento de carga para locais de tratamento da população e os que não necessitem de obras para efetivação.
  • As concessionárias devem ainda preservar e priorizar o fornecimento de energia aos serviços e atividades considerados essenciais, de que tratam o Decreto nº 10.282, de 2020 e o art. 11 da Resolução Normativa nº 414, de 2010.
  • Cabe às distribuidoras elaborar plano de contingência específico para o atendimento de unidades médicas e hospitalares e de locais utilizados para o tratamento da população, incluindo a verificação de disponibilidade e testes de funcionamento de unidades de geração ou a possibilidade de remanejamento da carga.
  • Devem também reduzir os desligamentos programados, mantendo somente aqueles estritamente necessários.

De acordo com informações da Aneel,  os consumidores residenciais respondem por quase 47,5% do faturamento das distribuidoras de energia. Hoje, o nível de inadimplência é de 5%.

“Caso as medidas de vedação à suspensão do fornecimento resultem em aumento da inadimplência, o Órgão Regulador certamente terá que adotar medidas alternativas para garantia da sustentabilidade do setor elétrico”, informou a agência.

Veja também: Dois saques do PIS/PASEP são liberados com valor de até R$1.045

Leia Também:

brasil 123  
46 Comentários
  1. Ezequiel Diz

    So ladrogem
    A minha eu pagava de dois em dois meses
    Esse mes veio duas seguida de valor quase igual a q vinha de dois meses
    Eu moro na zona rural minha casa (barraco) como se diz aqui (uma casinha pequena) tem 4 lapada apenas 1 ou 2 fica acesa ao mesmo tempo uma bomba d água comum( cisterna) e um som uma geladeira e um tanquinho q so uso uma vez por semana
    Moro sozinho e trabalho o dia todo.
    Como pode..
    Isso e roubo mesmo
    So q n reclamo n
    Pq temho um vizinho e quase igual eu so q tem um cogelador e televisão q eu n tenho
    E paga quase o dobro do valor todo mes q eu pagava de 2 em 2 meses
    Mais mesmo assim e vrg pra vcs
    N reclamo q esta cor
    So reclamo q teve alimento na minha de ums 40 %

  2. Maria Ângela Rodrigues Diz

    A conta está cada vez mais cara, todo mês na minha casa ela sobe e estou em dia nas faturas o governo fala uma coisa é a energisa faz outra cobra muito mais.

  3. Marcelo dias Diz

    Conta de luz um assalto.o valor dobrou na pandemia do covid 19.na hora que o trabalhador mais precisa aí que as compania de energia mete a mão.a cemig de Minas faz o que quer põe o valor que quer e ninguém fala nada,não tem uma fiscalização descente.o procon nada faz.um absurdo…..

  4. Carlos Diz

    BOM DIA ! Conversa pra BOI DORMIR a ENEL ne manda uma correspondência dizendo si não pagar a conta o nome vai para SERASA
    E A CONTA DO MES 6 JA CHEGOU COM AUMENTO

  5. Rosi ferreira Diz

    Então quer dizer que além de.pagar um absurdo na conta de luz que a enel cada vez só aumenta ,eu que tive meus elétrodoméstico(geladeira ,microondas e televisão )danificados por uma queda de energia que teve no bairro onde moro ,vai ser suspenso o prazo de ressarcimento ou seja se ja era demorado pra conseguir alguma coisa agora então ….e eu fico como ja estou há duas semanas sem geladeira ..palhaçada…..

  6. Rodolfo Diz

    Brasil PAIS DE MERRRRRRRRRDAAAAAA

  7. Sidnei Diz

    Conversa fiada
    A minha conta de energia permanece a mesma
    Já a de água aumentou quase 90 por cento.
    Até quando vão usar de tanta mentira?
    Só não conseguem enganar a Deus!

  8. David Euzébio Diz

    Mentira do caramba Aqui em Sertãozinho SP é só eu e minha esposa na casa vem 180 esse mês veio 193 reais… Um roubo. Nem ar condicionado eu tenho usa a máquina uma vez na semana…. Vergonha…. Muito roubo…

  9. Ronald Nogueira Diz

    [email protected] É TUDO MENTIRA, POIS ESTOU COM MEU COMÉRCIO FECHADO E FIZ A AUTO LEITURA E PASSEI ZAP E FALARAM QUE FOI NEGADO. ISSO É UMA ROBALHEIRA

  10. Mirian Diz

    Tudo mentira a minha conta vinho 75 agora tá vindo 185 governo quer roubar isso sim bando de ladrão tudo junto

    1. Janaina Diz

      O da minha mãe vinha mais de 120 o mês passado, é esse mês veio 44 reais

  11. Alessandra Diz

    Mentira isso! Depois de pandemia aumentou! Eu pagava 100/120$ mês passado paguei 195$ ! Não sei do quê! Pq meu consumo é o mesmo! Nem sei quanto tá a conta desse mês… Quantos golpes irei tomar!

    1. Audrey Diz

      Uma grande mentira, estou com uma casa sem morador a 6 meses nos últimos meses a conta veio 180.00 sem ninguém morando, a outra casa aonde moro veio mais cara no últimos meses… São uns pilantras isso sim …

  12. Jucilene Diz

    Onde pq cada dia a minha vem mais alta ja troquei a instalação completa e continua alta

  13. Tatiane dos Santos Diz

    Eu acho isso um absurdo depois que saiu o decreto que os benificiarios do bolsa família não iriam pagar energia a energia de quem não são benificiarios e outros vieram um absurdo a minha energia de 80 veio 150 reais é um roubo a mão armada pra o consumidor que não tem condições de pagar muitas famílias sem emprego que tenha a consciência de cobrar o devido valor que o consumidor realmente usou e não tirar na cara dura uma taxa indevida de cobranças.

  14. Sirlei Diz

    Pior aqui em Minas Gerais que aumentou muito a energia sendo que estamos brigando pelas água de Furnas que é patrimônio mineiro,a água estava sendo desviada para outro estados e ainda vem dizer que as águas de Furnas estáo baixa por isso a energia é cara um absurdo isso

  15. emerson Diz

    Conta de luz barata em Alagoas ????? Isso pra mim é piada de mal gosto…. A a luz mais cara do país….. Ainda zombam da nossa cara…. Em São Paulo eu pagava bem mais barato a conta de luz…..moro no interior aqui em Alagoas e pago mais cara…. Nunca vi isso!!!!!!

  16. Elaine Diz

    Tudo que vem do governo e mentira! Nada funciona, o governo está só manipulando a população.

  17. Maria Diz

    Tenha uma casa de veraneio q está fechada depois do Carnaval. A conta está vindo alta. Mesmo com a casa fechada. Antes eu consumindo o consumo vinha mais baixo. Dá para entender? É muito roubo mesmo.

    1. Iago Silva Diz

      Tudo mentira, antes da pandemia minha conta vinha R$ 100,00 , 113,00 AGR está vindo 205,00 reais.

  18. Elaine Diz

    Tudo que vem do governo e mentira. Cambada de ladrões. Tudo que estamos passando e porque governo, não queria prejudicar a economia. Agora está assim, com tudo isso como sempre nós pagamos pelos erros desses maldito.

  19. Elaine Diz

    Governo, Canada de mentiroso, só fica enrolando a população. Tinham dito que a não íamos pagar energia por três meses. Agora vem com essa merda, que a energia vai ficar mais barato. Tudo isso e balela, e para ficar enrolando a população. Esse governo de merda. Só está fudendo.

    1. Binho Diz

      Mentira superfaturada assim como as contas nos últimos meses.

  20. Fernanda Diz

    Minha conta desce março,tem vindo caríssima….

    1. Sonya Diz

      Fazer a média dos ultimos 12 meses é absurdo, tenho economizado e com a média estou pagando muito mais do que utilizei !! Nenhuma ajuda,e a população está sempre passando apuros !! Vergonhoso !!

    2. Dafne Diz

      Um absurdo a minha aumentou com força..
      Tenho os mesmos aparelhos meu esposo e meu filho estão trabalhando só eu que fico em casa e a conta está vindo mais cara …. engraçado a beça …

  21. Caetano Diz

    Concordo! Pois conta de energia de casa está subindo mais a cada mês, e esses mês não foi diferente! Só papo furado igual do Bolsominion ! Isso sim. Estão dividindo as contas dos baixas rendas

  22. Rafael Diz

    Não tenho visto isso em minhas contas de luz da Enel. Me cobrando juros por atraso no pagamento, mandando sms dizendo que meu nome vai pro SPC por não ter pago uma conta. Quais foram as medidas que o governo decretou? Gostaria de uma explicação.

  23. Josefa costa sobral Diz

    A minha veio o dobro mais cara estao se aproveitando da situação

  24. Hugo Diz

    Que vá o governo e Aneel tudo pra casa do caralho bando de ladrão fazem essas putarias agora e depois dão um jeito de roubar do pobre lá na frente vai se fuder.

  25. Eliane Diz

    Antes do corona viros vinha até baratinha mais agora tá vindo muito cara papel de luz isso e um absurdo

    1. Leandro Diz

      Tudo ladrão do povo trabalhador,minha empresa ficou fechada 30 d.15 março a 16 abril e a energia veio mais alta que no mês anterior,media do ano passado quando não existia pandemia bando de ladrões.

  26. Eliane Diz

    Minha conta de luz tá vindo mais caras doq os meses anterior

  27. Marco Diz

    Não dá pra entender, uma hora diz que as distribuidoras vão fazer empréstimos pq diminuiu o consumo e estão quebrando e por isso a energia vai ficar mais cara em 2021. A bandeira já é amarela e não existe outra mais barata há não ser a branca que o consumidor tem que aderir. Que bagunça!!!

  28. Patrícia Diz

    Energia mais batata ? Onde ? Então estou pagando para alguém , só pode kkkkkkk

    1. André Diz

      Dispenso a energia
      Mas a batata não, adoro batata

  29. Adenilson Diz

    Se a gente ficar inadimplente ,a ennel fica mandando mensagem no celular .
    O formando que a conta está vencida.
    Cada dia que passa o pobre está mais fudido.
    Eu quero que vá o governo e a ennel tomar no cu

    1. Daniel Henrique Diz

      Não são transparentes. Aqui em casa todos estão desempregados e a cobranca é a mesma. Quando passar os 90 dias, vão permitir negocias as contas atrasadas? Tomara

  30. Marina Diz

    Mas entao teremos 90 dias para resolver a situaçao da luz e nao pode ser cortada entao pq aqui em sc a celesc entrou com uma liminar para corte de luz. Achei um absurdo devido a pandemia pq muitos estao desempregados

    1. Mikaelle Diz

      Essa enel é muito é mentirosa, diz que tá mais barata, mas aqui na minha casa veio foi mais caro. Acho que tão colocando na nossa conta o valor das pessoas que estão isentas de pagar. Sem falar que com um papel de energia vencido eles já mandam mensagem dizendo que o nome vai para o SPC.

      1. Vasthi Dutra Diz

        Isso aí é papo furado. Minha fatura também está mais cara na pandemia. Estou em dia com o meu pagamento e a última conta foi a mais alta do ano.

        1. Alessandra Diz

          Vdd! Moro a 2 anos nessa mesma casa, mês passado paguei a conta mais alta desses últimos 24 meses!

        2. Tonite Diz

          Aqui ficou foi mais cara quase o dobro😠😠😠😠😠

        3. Carlos Diz

          BOM DIA! CONVERSA PRA BOI DORMIR
          Recebi um correspondência da ENEL dizendo
          Si não pagar a conta o nome vai para SERASA
          e já veio a conta do mês 6 com aumento

        4. Jailton Araujo Diz

          Como sempre quem devia ser exemplo São os piores não tem nem vergonha de enrolar o povo fingem ser bonzinho mas esquecem que as hidrelétricas está tudo em volume bom fora as eólicas que é do vento e fica arrumando bandeiras para enrolar o povo fora os roubos das concessionária que vai almentando de 5em5e10em10 quando você ver quem pagava 65,00 hoje paga150,00 isso com as mesma coisas sem contar que sempre economizano trocando as lâmpada por as amais econômicas como poresnplo as de led em fim veja quantos quilowatts de energia você usava a 10 anos atras veja hoje com as mesmas coisa algumas bem mas econômicas faz as contas ver se bate em fim vamos cobrar de quem?

      2. Tatiane dos Santos Diz

        A minha também veio duas vezes mais caro concordo com você tão tirando de uns pra colocar em outros como se agente tivesse essa obrigação de pagar a energia dos outros vou procurar os meus direitos se usei eu tenho que pagar agora roubando de quem não pode pagar fica difícil e tá tudo mundo reclamando sobre esse alimento de energia depois que faltaram que os benificiarios do bolsa família não ia pagar energia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?