DETRAN: Prazo para pagar IPVA com desconto está acabando; saiba como conseguir

Quem optar pelo parcelamento vai poder pagar em até 3 (três vezes), sendo a primeira já em janeiro e as demais em fevereiro e março

Atenção, condutores. Os proprietários de veículos com plana final 1 devem ficar atentos ao calendário do IPVA de 2020. Acontece que amanhã, 09 de janeiro, expira o prazo para quitar a primeira parcela ou realizar o pagamento total à vista em São Paulo. Quem desejar pagar o montante à vista vai receber um desconto de 3%.

Quem optar pelo parcelamento vai poder pagar em até 3 (três vezes), sendo a primeira já em janeiro e as demais em fevereiro e março. Nesse modelo de quitação do imposto sobre os veículos automotores, o condutor não vai receber desconto, sendo pago o valor integral.

Vale destacar que os carros flex e à gasolina vão recolher cerca de 4% do valor venal do automóvel. Para veículos apenas à álcool, gás ou eletricidade, ou eles juntos, há incidência de 3% na taxa de alíquota.

O pagamento do tributo é essencial para licenciamento anual do veículo. Confira abaixo o calendário.

Consulta

Os condutores que desejarem consultar os valores pagamento devem ter o número Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) em mãos. As informações poderão ser obtidas através de terminais de autoatendimento, internet ou diretamente nas agências bancárias.

Além dos bancos, poderão verificar às quantias diretamente no portal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. No site, os condutores poderão consultar número da placa e número de registro do veículo.

Segundo o DETRAN, o IPVA 2020 poderá ser pago em cota única, com desconto ou pagamento da primeira parcela até a data de vencimento, conforme número final da placa. Quem optar por antecipar pelo pagamento não precisa esperar até a data de vencimento.

Atraso no pagamento

Quem atrasar o pagamento vai ficar sujeito à cobrança de 0,33% referente à multa por dia de atraso, além de juros de mora a partir da taxa Selic. Após 60 dias, essa porcentagem aumenta para 20% sobre o valor imposto.

Veja também: DETRAN não enviará documentos de veículos para casa dos proprietários; Entenda

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.