Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

DETRAN não enviará documentos de veículos para casa dos proprietários; Entenda

Segundo o documento publicado, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) será expedido em substituição ao CRLV em meio físico

Atenção, condutores. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou uma deliberação com os requisitos para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), em meio eletrônico, sem necessidade da impressão do documento. O documento foi publicado no Diário Oficial da União.

Segundo o documento publicado, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) será expedido em substituição ao CRLV em meio físico, na forma estabelecida Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

De acordo com o texto de deliberação do Contran nº 180, a expedição do CRLV eletrônico deverá ser implantada em todo o país até o dia 30 de junho de 2020.

Quitação de débitos

Ainda de acordo com o documento, o documento será emitido após a quitação de débitos, como tributos, encargos, multas de trânsito e do DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).

“O DENATRAN disponibilizará sistema eletrônico para validação do CRLV-e, ou sua versão impressa, por meio da leitura do código de barras bidimensionais dinâmico (Quick Response Code – QRCode) inserido no documento”, diz o artigo 5° da deliberação.

Segundo o texto, o DENATRAN, no prazo de 12 (doze) meses contados da publicação da deliberação, deverá estabelecer procedimentos para aplicação da medida administrativa de recolhimento do CRLV-e.

Detran: Bolsonaro quer nova CNH com 10 anos de validade

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, avisou via Twitter que pretende aumentar o prazo de validade da carteira nacional de habilitação no Brasil. Ele pretende estender o prazo de validade dos atuais 5 para 10 anos.

“Informo que faremos gestões no sentido de passar para 10 anos a validade da carteira nacional de habilitação”, disse Bolsonaro que parabenizou o governo do Rio de Janeiro que anunciou a extinção da vistoria anual de veículos.

Em 2019, o governo revogou uma resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que obrigava os motoristas a fazer curso teórico de dez horas e uma prova para renovar a carteira de habilitação. A exigência mantida é a realização de um exame médico.

Veja também: Você pode ter dinheiro do Fundo do PIS esquecido no banco; Veja se tem direito

Leia Também:

top planilha
21 Comentários
  1. Geruza Diz

    E se perder o celular como faço pra provar que meu licenciamento está em dia?

  2. Narciso Diz

    O governo deveria acabar também com o vencimento do ranch de um ano e aumentar pra dois ja que aumentou da cnh

  3. Aquila Diz

    Acho uma decisão ridícula e equivocada um país que não está preparado para tal .

  4. marilu Diz

    um abuso cobrar a taxa de licenciamento tem mais e que devolver se nao enviarem o documento o ano passado ja demoraram ate para mandar documento agora e que nao vao mandar mesmo. Como vai ser aonde o celular nao funciona e como provar que o carro esta em dia com a documentacao.

  5. Fabio Diz

    E quando outra pessoa precisar usar o carro, tenho que deixar meu celular com ela? Como isso vai funcionar?

  6. glaydson Diz

    Certo, se vai ser eletrônico por que não baixaram o preço da taxa de licenciamento? O valor cobrado corresponde ao de papel, tinha que ter opção impresso ou eletrônico, e valores diferentes.

  7. Luis Tomaz Diz

    concordo com o Detran, estamos na era Digital, isso so vai amelhorar os trabalhor não sei porque o povo não concordam com nada só sabe criticarem as ideias do Governo, assim Ele fica em força para amelhorar o nosso Brasil.

  8. Wilson Diz

    Bem eu achei essa ideia super interessante,
    Mas eu acho que isso aqui no brasil, pra isso funcionar direito, os agentes de transito terão que ter todas as ferramentas de trabalho de acordo com essa tecnologia, pois eu ja fui parado em varias blits onde a nossas estradas e carentes de tecnologia e ate mesmo pra pedir um socorro de emergencia, agora eu vejo varios comentarios a cima dizendo sobre a taxa de emissão isso eu vejo com os meus próprio olhos que ela sera continua uma vez que eles irão ter o trabalho de lançar as informações no sistemas,
    Eu acredito que isso pode funcionar mas não de imediato…

  9. Moisés Diz

    O culpado disso somos todos nós que votamos nessa cambada de ladrões.As eleições vem aí quando podemos dá a resposta.Do jeito que vai daqui a pouco o povo so se enterra se tiver comprovante de votação quer pagar pra vê?

  10. Osvaldo Diz

    Isso é verdade mesmo se eu pagar o documento da minha moto na onde que eu busco no Detran mesmo

    1. Crispin Diz

      Se o proprietário do veículo perder o celular ele terá que comprar outro imediatamente para poder sair com o carro?

  11. Valmir dias Diz

    O detran não só tinha que enviar tinha que mandar excluir esse maldito Ipva até hoje não sei pra onde vai esse dinheiro são todos um bando de ladrões corruptos vagabundos canalhas da pior espécie!!!!!

  12. elder souza Diz

    No imposto deste ano o Detran /ES está cobrando a taxa de envio… nesta nova possibilidade este valor nao deveria ser exvluido?

  13. Maciel santos Diz

    Se o Detran não enviar os documentos e passar a ser digital o correto e excluir a taxa de licenciamento que nada mais e a taxa para emitir o documento.

  14. Fabiano Diz

    Sim então não podem mais cobrar 80 e poucosreais de taxa de expedição

  15. Rosi Diz

    Então não será mais cobrada a taxa de emissão do documento? Ou vão continuar nos cobrando?

  16. Rondinelli Diz

    Aí você passa numa batida policial, o policial não tem equipamento para verificar a situação do seu veículo, aí você toma no r… Talvez num país organizado isso até funcione.

    1. Cristiane Diz

      Boa noite! havendo um bloqueio policial, terá que ser feita a consulta do licenciamento do veículo no Copom e se a Prodesp estiver fora do ar, o policial não fará a autuação pertinente pois ele não vai querer fazer algo que não tem certeza do qual poderá prejudicar-se administrativa e civelmente.

  17. SANDRO LEONARDO FARIA DE SOUZA Diz

    E como q vai ficar para aqueles motoristas q não sabem usar um dispositivo mais moderno??

  18. Clóvis junior Diz

    Se não vão mais imprimir o documento, por que temos de pagar a taxa de expedição do CRLV?

  19. Ubaldino medeiros neto Diz

    Oba vamos acabar agora com a taxa de licenciamento então uai, chega de cobrar tantabtaxa e imposto nesse país, nois brasileiros não aguentamos mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.