Como empreender vendendo artesanato

Escolha um nicho de produto artesanal e faça sucesso vendendo artesanato.

Sem dúvidas alguma, o Brasil é o lugar perfeito para empreender no ramo de artesanato.

Com inúmeras opções de produtos, somos um País turístico, repleto de regiões visitadas durante o ano, o que aumenta ainda mais as vendas do seu artesanato.

Isso porque turistas e visitantes buscam, na maioria das vezes, lembrancinhas e artesanato local para levarem como presente, ou até mesmo para eles próprios.

Sem contar com a variedade de matérias-primas como: madeiras, sementes, cerâmica, couro e fios.

De acordo com o IBGE, os artesãos já são mais de 8,5 milhões, com um faturamento que ultrapassam 50 bilhões por ano.

Planejamento do negócio

Porém, para iniciar nesse ramo de artesanato não basta somente isso, como todo negócio é preciso um bom planejamento. Isso tornará a sua empresa rentável e atrativa para o público consumidor.

Dicas de Nichos

Com o avanço da tecnologia, e o consequente aumento de acessos e vendas pela internet, ficou fácil atingir mais pessoas, ainda que você tenha uma demanda pequena de produtos.

Para isso, é preciso que o empreendedor conheça sua persona, que nada mais é que seu público-alvo. São as pessoas que realmente se enquadram nos produtos que você vende.

Vemos muitos nichos se destacando no mundo do artesanato, cadernos artesanais, bonecas de tecido, enxoval para bebê, casamentos e até mesmo reciclados e sustentáveis.

Dicas de vendas para artesanato

É importante oferecer produtos de qualidade e que as imagens apresentadas dos produtos sejam de boa qualidade. Tudo isso para que o seu cliente veja com clareza o que está comprando.

O artesanato oferecido deve ter um acabamento bem feito, principalmente em cada detalhe.

O empreendedor deve também, sempre que possível, se capacitar, fazer cursos, aprender novas técnicas, se aperfeiçoar, pois isso será bom para suas vendas e seus clientes.

Divulgue seus produtos, desde o boca a boca até as mídias sociais como whatsapp, facebook, instagram e pinterest.

Infelizmente, com o isolamento social, as vendas diretas ficarão mais difíceis, abrindo assim caminhos para as vendas online.

Por isso, a dedicação com as vendas online deve ser intensa e bem elaborada.

Pagamento do artesanato

Em relação aos pagamentos, quantas mais formas e opções você oferecer melhor. Isso porque o cliente gosta de ter opções, pois nem sempre ele tem dinheiro à vista ou crédito no cartão, por isso essas opções são tão importantes.

Devido a isso, facilitando as formas de pagamentos, maior a chance de fechar vendas.

Entrega

É muito importante que a entrega seja realizada dentro do prazo estipulado no ato da compra.

Não tem nada mais desagradável do que deixar o cliente esperando, sem contar que isso é muito negativo para a sua empresa.

A implementação do delivery tem ajudado e muito também nas vendas online. Aumentando assim a chance das pessoas conhecerem seu estabelecimento, gostarem e comprarem mais vezes, por isso é sempre importante investir em um bom serviço. Cliente gosta de qualidade no que ele compra.

Além de ser muito prático comprar pela internet, a praticidade e a agilidade com que as entregas por Delivery são feitas encantam o cliente. Por isso, seja cauteloso com o tempo de entrega estipulado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.