5 livros para entender a Ditadura Militar no Brasil

A Ditadura Militar faz parte da história política, social e econômica do Brasil. O período é marcado pelo autoritarismo, intensa propagando em prol do regime e grande pressão popular. 

O assunto sempre aparece em questões de vestibular, assim como no Enem. Por isso, vale muito a pena estudá-lo, sobretudo apostando em mídias referentes.

Já falamos por aqui sobre filmes que abordam a Ditadura Militar. Agora selecionamos cinco livros para deixar você ainda mais ligado no tema. Veja!

A ditadura militar e os golpes dentro do golpe

Carlos Chagas

O Jornalista mostra de forma aprofundada a história sob a ótica de jornais e jornalistas da época. Ele vai além dos anos de 1964 e 1969 como também abordar os dez anos que precederam a tomada de poder pelos militares. 

A revolução burguesa no Brasil

Florestan Fernandes

O livro foi publicado em primeira mão no ano de 1974, contudo, começou a ser escrito em 1966, logo após a tomada dos militares do poder e a implementação do período autoritário no país. O autor visava dar uma resposta intelectual à situação do regime instaurado em 1964. 

Ato e Fato

Carlos Heitor Cony

Nas páginas desse intenso livro, encontra-se o registro de coragem e ternura após a percepção de um brasileiro que de fato assistia e sofria com a instauração de uma ditadura militar, que durou mais de 20 anos. 

Ditadura: O que resta da transição

Milton Pinheiro

O livro busca demonstrar os fatos e as incógnitas que persistem ao longo do tempo, através de ensaios inéditos de pensadores como João Quartim de Moraes, Anita Prestes, Lincoln Secco, Décio Saes, Marco Aurélio Santana, entre outros. A obra aborda o contexto por trás do golpe até momentos como a força popular criada por movimentos como às “Diretas Já”. 

A ditadura que mudou o Brasil

Daniel Aarão Reis, Marcelo Ridenti e Rodrigo Patto Sá Motta

O livro consiste em uma coletânea de artigos que oferecem um novo olhar sobre a base da ditadura no Brasil, assim como, sua herança e a evolução levando o país a atos autoritários, censura, tortura, repressão, assim como, a fragilidade da cidadania e o acirramento das desigualdades e injustiças sociais. 

E então, você já leu algum desses títulos? Indica mais algum para essa coleção? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.