Notas do Enem podem ser usadas para ingressar em universidades estrangeiras - Notícias Concursos

Notas do Enem podem ser usadas para ingressar em universidades estrangeiras

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) surgiu com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil. Com o passar dos anos, e principalmente após a criação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o exame tomou outra proporção e passou a ser uma ferramenta de ingresso em cursos do ensino superior em instituições públicas. Assim, desde 2009, o Enem é uma porta de entrada das universidades brasileiras.

O que muitos não sabem é que há também a possibilidade de usar as notas do Enem para conseguir uma vaga em universidades estrangeiras.

Muitas universidades estrangeiras aceitam a nota do Enem 

Um dos principais países abertos ao uso da nota do Enem como forma de ingresso em suas instituições de ensino superior é Portugal. Atualmente, 49 instituições portuguesas permitem o ingresso de brasileiros a partir do Enem. Em 2014 o país chegou, inclusive, a firmar um acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela realização do Enem. A partir do acordo entre Portugal e o Inep, ficou ainda mais fácil ingressar em uma instituição portuguesa por meio do Enem, pois o Inep facilita o acesso às notas. 

Além de Portugal, diversos outros países também permitem que estudantes brasileiros usem as notas do Enem para concorrer a vagas em suas universidades. São eles Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda e França. Mas vale ressaltar que não são todas as instituições desses países que aceitam o teste. 

Cada instituição tem um procedimento

Nesse sentido, cada país e instituição pode determinar um procedimento para o uso das notas. Além disso, há instituições que fazem outras exigências além das notas. Na Inglaterra, por exemplo, as universidades de Oxford, Kingston e Bristol aceitam as notas do Enem. No entanto, essas instituições podem pedir a realização do vestibular local, além de considerar outras questões como a fluência em inglês e histórico escolar.

Enquanto no Canadá, a Universidade de Toronto exige apenas as notas e o diploma do ensino médio, na França, o acesso é mais complexo. As instituições exigem ainda que o candidato tenha conseguido aprovação no Brasil em cursos semelhantes ao que desejam. Por isso, o estudante que quiser usar a nota do Enem para estudar fora do Brasil deve estar atento às exigências do país no qual deseja estudar. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia: MEC prorroga período de inscrição do SiSU 2021 até dia 14 de abril.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?