New Deal: tudo aquilo que você deve saber
O termo “New Deal” é usado para definir uma política criada pelo presidente americano Franklin Roosevelt no ano de 1933.
O tema é muito cobrado por questões de história geral e de geografia dentro das principais provas do país, especialmente os vestibulares e o ENEM.
Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre o New Deal. Confira!
New Deal: definição
O New Deal foi criado durante o governo do presidente americano Franklin Roosevelt e aplicado entre os anos de 1933 e 1937. O projeto englobava uma série de programas que deveriam recuperar e reformar a economia dos EUA.
A intenção do governo americano era restabelecer os empregos dos trabalhadores, garantir a redistribuição dos lucros e aumentar o poder aquisitivo dos consumidores, que havia sido perdido na crise de 1929.
New Deal: contexto histórico
No ano de 1929, os Estados Unidos viveram uma das piores crises da história: a crise de 29. Essa crise se espalhou por todo o mundo, não se restringindo somente ao seu país de origem.
Depois de anos da crise, as taxas de desemprego estavam em alta e milhões de americanos estavam desempregados. Contudo, com a instalação do New Deal, a economia americana conseguiu se recuperar em poucos anos.
New Deal: medidas
Muitas medidas foram adotadas dentro no New Deal. Dentre as principais, podemos citar:
- A criação do salário desemprego para amenizar a situação de miséria dos desempregados
- Criação da previdência social
- Adoção de preço fixo para produtos básicos como carvão, cereais e petróleo.
Outras ações envolviam, por exemplo, a construção de diversas obras públicas para gerar novos postos de trabalho, a legalização dos sindicatos, a definição de uma jornada de trabalho de 8 horas, empréstimos para fazendeiros arruinados para que eles pagassem as dívidas acumuladas e voltassem a produzir, erradicação do trabalho infantil e controle da produção buscando assim a manutenção dos preços dos produtos.
Essas medidas não acabaram com a crise econômica do país, mas, por um período, conseguiram a manter estável.