A neuroarquitetura em projetos corporativos pode oferecer uma série de benefícios para os indivíduos. Por meio dela, torna-se viável o estudo de como a arquitetura e o ambiente são capazes de impactar o nosso cérebro – isso mesmo!
Assim, torna-se viável desenvolver espaços que promovam bem-estar, conforto, motivação e mais produtividade.
Quer saber mais sobre essa área de estudo que vem sendo cada vez mais discutida? Então acompanhe o conteúdo até o fim!
O que é a neuroarquitetura em projetos corporativos?
Em linhas gerais, a neuroarquitetura pode ser entendida como a área de estudo que foca na relação existente entre a arquitetura e o nosso cérebro. Dito de outro modo, essa área visa compreender como o espaço físico é capaz de impactar as reações cerebrais que temos ao longo do dia.
- Exemplo: a motivação pode ser aflorada em espaços que contem com o contato com a natureza, por exemplo. Isto é, a arquitetura (com paisagismo) é percebida pelo cérebro e este reage positivamente nessa circunstância.
Incrível, não é mesmo? A seguir trouxemos mais detalhes sobre os benefícios da neuroarquitetura em projetos corporativos!
Quais os benefícios da neuroarquitetura em projetos corporativos?
Os benefícios da neuroarquitetura em espaços profissionais foi comprovada por meio de uma série de estudos feitos sobre o tema. Abaixo, listamos algumas dessas consequências positivas. Confira:
1. Conforto acústico oferecido pelas vegetações
As vegetações, quando bem posicionadas no ambiente, podem promover um conforto acústico a mais. Isso permite que o espaço de trabalho fique mais aconchegante, e que os sons externos sejam “abafados” com mais facilidade.
Da mesma forma, salas de reuniões importantes podem receber esse cuidado a mais, garantindo o sigilo, por exemplo.
2. Conforto térmico com os espelhos d’água
Os espelhos d’água podem desencadear um conforto térmico a mais, devido à evaporação da água. Essa evaporação deixa a umidade do ar mais agradável, impactando, inclusive, na respiração dos indivíduos.
Além disso, esse elemento natural pode fazer com que a pessoa se sinta mais confortável no ambiente, como um todo.
3. Criatividade com elementos naturais
Por falar em elementos naturais, não podemos nos esquecer da importância do uso da madeira e de pedras, que são elementos que nos aproximam da natureza.
Estes podem ser o estopim para momentos de maior criatividade, uma vez que esse contato com o natural é capaz de desencadear exatamente esse efeito.
Por isso, se você quer investir em neuroarquitetura em projetos corporativos, lembre-se desse detalhe que pode fazer toda a diferença.
4. Redução do cansaço com iluminação adequada
A iluminação natural é responsável por nos auxiliar no sentido de nos mantermos mais ativos e despertos ao longo do dia. Isso quer dizer que a sensação de cansaço tende a ser reduzida quando temos contato com o natural.
Sendo assim, investir em uma boa iluminação – considerando a necessidade de permitir a luz solar entrando no espaço – é uma forma de trazer mais motivação, disposição e, até mesmo, saúde.
Assim, os colaboradores se sentem mais dispostos para lidar com os desafios do dia a dia.
Aposte na neuroarquitetura em projetos corporativos e veja os benefícios na prática!