Você já teve vontade de cancelar a sua Netflix? Se não, ao menos você certamente conhece alguém que já teve essa vontade. A impressão foi comprovada em números nesta semana. Um novo levantamento mostrou que este streaming registrou um aumento de nada menos do que 78% no número de buscas por cancelamento de assinatura.
Este boom na procura teve seu pico logo depois de a empresa anunciar que colocaria em prática o fim do compartilhamento de senhas no mercado brasileiro. Vários usuários procuraram informações para cancelar o serviço ao perceberem que não poderiam mais dividir as assinaturas com colegas que moram em endereços diferentes.
O estudo
O estudo em questão foi feito pela agência de inteligência Tunad e foi obtido pelo jornal Folha de São Paulo. O levantamento tentou analisar as buscas relacionadas ao cancelamento de diversos serviços de streaming no Brasil. O Globoplay, por exemplo, registrou uma queda no número de pesquisas sobre o cancelamento do serviço.
No geral, o estudo identificou que as buscas relacionadas ao cancelamento de assinaturas são diretamente impactadas por mudanças nas cobranças, ou seja, sempre que uma plataforma de streaming anuncia que vai elevar os preços dos seus pacotes, há um pico de procura por cancelamento na internet.
Em janeiro deste ano, por exemplo, a globoplay anunciou um reajuste nos preços dos seus pacotes. Logo depois daquele anúncio, a plataforma registrou o maior aumento nas buscas sobre cancelamento. Ao mesmo passo, o Prime Video teve queda de 42% e a Netflix registrou uma pequena elevação de 3%.
O Prime Video anunciou o seu reajuste nos preços apenas no mês de maio, e foi justamente nesta ocasião que se registrou o pico de procura por cancelamentos, chegando a um aumento de 65%, enquanto o Globoplay registrou uma queda de 7% nas buscas relacionadas ao assunto.
Disney deve seguir pelo mesmo caminho
Pouco tempo depois de a Netflix anunciar o fim do compartilhamento de senhas, outro grande streaming decidiu seguir pelo mesmo caminho. Estamos falando do Disney+. Em entrevista para a Variety, o CEO da corporação, Bob Iger disse que a plataforma está analisando quais medidas serão tomadas para evitar o compartilhamento das senhas.
Iger disse ainda que esta é uma maneira legítima de fazer com que o serviço de streaming cresça em vários países do mundo. “Estamos ativamente explorando formas de lidar com o compartilhamento de contas, e buscando as melhores formas de permitir que nossos assinantes compartilhem contas apenas com amigos e familiares”, explicou ele.
“No fim deste ano, vamos atualizar os nossos contratos com termos e políticas adicionais sobre o compartilhamento de senhas. Em 2024 vamos revelar nossas táticas para a monetização”, completou o CEO
Novidades na Netflix
Para tentar diminuir os números de procura por cancelamento, as marcas de streaming estão tentando segurar o público através dos seus catálogos. Em outubro, por exemplo, as principais plataformas devem aproveitar o Halloween para lançar filmes e séries para o público que gosta de produções de terror.
Mas o terror não será o único gênero explorado nos próximos dias. Há também séries de ação, comédia e drama chegando aos catálogos. Veja abaixo alguns exemplos:
Netflix
- CAMALEÕES – 6 DE OUTUBRO;
- ILHADOS COM A SOGRA – 9 DE OUTUBRO;
- A QUEDA DA CASA USHER – 12 DE OUTUBRO;
- JOGO JUSTO – 13 DE OUTUBRO;
- TODO MUNDO EM PANICO 1 – 15 DE OUTUBRO;
- TODO MUNDO EM PANICO 2 – 15 DE OUTUBRO;
- TODO MUNDO EM PANICO 3 – 15 DE OUTUBRO;
- THE DEVIL ON TRIAL – 17 DE OUTUBRO.
Prime Video
- FALE COMIGO;
- URSINHO POOH: SANGUE E MEL – 10 DE OUTUBRO;
- THE BURIAL – 13 DE OUTUBRO;
- PANICO AMERICANO – 27 DE OUTUBRO.
Star+
- BOOGEYMAN: SEU MEDO É REAL;
- OS LEÕES DA SICÍLIA – 25 DE OUTUBRO.
Disney+
- LOKI – 6 DE OUTUBRO.
Apple+
- UMA QUESTÃO DE QUÍMICA – 13 DE OUTUBRO;
- O POLTERGEIST DE ENFIELD- 27 DE OUTUBRO
Globoplay
- CODEX 632 – 19 DE OUTUBRO.
HBO Max
- PANICO A HISTÓRIA POR TRÁS DO FILME – 27 DE OUTUBRO;
- A IDADE DOURADA – 29 DE OUTUBRO.