Empreendedor, motivos para ter seu negócio próprio
Devido a pandemia, o empreendedorismo cresceu ainda mais, seja por vontade do empreendedor, ou por necessidade.
Atualmente, acompanhamos um números crescente de empreendedores devido a pandemia, o número de pessoas que abriram seu negócio próprio aumentou.
Alguns já tinham esse projeto em andamento, outros por necessidade, devido a demissões não esperadas, e precisavam sustentar suas famílias.
Você já parou para pensar nos benefícios que ter seu negócio próprio pode te oferecer?
Um estudo realizado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), apontou em 2019 um aumento do empreendedorismo por oportunidade.
Entre os novos empreendedores brasileiros, 61,8% disseram que abriram o próprio negócio por ter identificado uma oportunidade de mercado.
Mas o mais importante, são os motivos que levam essas pessoas a empreender por oportunidade.
Vamos citar alguns deles, para você que as vezes está pensando em empreender e ainda tem dúvidas, queremos te ajudar.
Benefícios do seu negócio próprio
É normal bater aquele medo ao pensar em deixar um trabalho já certo, CLT para investir em algo seu, seu negócio próprio.
Porém, é importante frisar que para empreender é preciso realmente coragem, de enfrentar os desafios vêm junto com o empreendedorismo.
Um empreendedor precisa de coragem e foco, para fazer seu negócio dar certo. Porém, muitos detalhes acabam fazendo com que algumas pessoas desistam.
Mas existem muitos outros motivos que podem encorajar e não deixar eles desistirem.
- Ter mais tempo disponível – Não podemos dizer que em um passe de mágica, tudo vai acontecer. Empreender requer dedicação e investimento de tempo, porém ser dono do seu próprio tempo é uma vantagem.
Portanto, terá que haver um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, para manter tudo em ordem.
- Controle da equipe ou trabalhar sozinho
- Foco no sucesso – o empreendedor é o único responsável pelo sucesso, sendo assim, se não houver dedicação da parte dele, o negócio não vai funcionar.
- Trabalhar com o que gosta – uma das vantagens de empreender é poder escolher que área vai atuar.
- Geração de emprego – inclusive quem é MEI pode empregar até 01 funcionário.
- Oportunidade de inovação
Planejando seu negócio
Ao começar a planejar sua empresa, é preciso inicialmente que você crie um plano de negócio, através dele você irá avaliar os custos e aprender a economizar.
O planejamento organizacional é importante pois, em um suposto momento de crise, como o que estamos vivendo, ou algum problema, com o planejamento será um pouco menos complicado de resolver.
Pois nele estará pontuado desde o investimento inicial do negócio, os planos de venda, os objetivos esperados, e através disso será feito um replanejamento para solução do problema.
Bom, mas voltando ao ponto de começar o planejamento, algumas questões precisarão ser discutidas:
- Onde sua empresa está?
- Onde quer chegar?
- Como chegará lá?
É preciso saber para onde a empresa está indo, pois sem essa avaliação e determinação, mais pra frente será impossível analisar se ela está conquistando o objetivo esperado.
Hoje quem pretende empreender conta com o apoio do MEI, uma oportunidade de ter seu CNPJ, abrir seu negócio próprio, porém pagando bem menos impostos.
Portanto, para empreender hoje em dia, basta ter coragem de dar o primeiro passo, se organizar e investir em seu negócio próprio.