Negociação e a Valorização do Produto ou Serviço
Negociação requer flexibilidade e empatia
Negociar é argumentar e responder as principais objeções da outra parte. Todavia, negociar também requer flexibilidade e empatia. Por isso, a negociação requer um conjunto de competências e habilidades para que seja assertiva.
Certamente, para que uma negociação seja viabilizada entre as partes é fundamental que a proposta atenda a principal necessidade do cliente. No entanto, a negociação ocorre em torno das objeções que surgem em torno da principal atividade da empresa.
Base técnica e postura profissional
Por isso, é fundamental que a parte que representa a empresa se prepare para todas as possíveis objeções. Uma vez que seu argumento deve conter uma base técnica, bem como empática e profissional.
Dentro de uma negociação é necessário que, conforme as argumentações sejam respondidas, a parte representante da empresa se preocupe em valorizar seu produto ou serviço. Sendo importante analisar todas as informações referentes ao público-alvo.
Limitar descontos para não inviabilizar o projeto
Isso porque para fechar a negociação, muitas vezes o preço é diminuído. Dessa forma, a empresa pode sofrer prejuízo. Por isso, antes de viabilizar os descontos, é necessário que haja um cálculo pré-definido sobre o limite de percentual possível.
Visto que é necessário considerar o tempo de execução do projeto, bem como custos de pessoal e possível contratempo.
Satisfação do cliente e valorização do serviço ou produto
Ao passo que esse contrato pode tomar tempo e outros recursos da empresa que poderiam ser direcionados para outro cliente que pagaria um preço mais justo.
Portanto, é fundamental que a negociação seja assertiva e valorize o produto ou serviço. Uma vez que as vantagens devem incluir a valorização da empresa e a satisfação do cliente.