O estudante que ainda não conseguiu renegociar as dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) ainda pode realizar o procedimento. O próprio Governo Federal lançou uma nota técnica sobre o tema no início desta semana. Segundo o Planalto, alguns usuários ainda não procuraram a possibilidade até este momento.
Qualquer estudante que tenha contrato firmado com o FIES até o ano de 2017 e que esteja com parcelas em atraso há mais de 90 dias, pode realizar o pedido de negociação da dívida. Os descontos não diminuíram. Cada cidadão pode ter um abatimento de até 92% do montante total que está sendo devido ao Governo Federal.
Além disso, o poder executivo afirma que alguns cidadãos poderão parcelar as dívidas em até 150 meses. As regras seguem as mesmas desde o início da possibilidade de renegociação no dia 30 de março. De lá até aqui, pouco mais de 127 mil estudantes com contratos inadimplentes já realizaram o pedido de negociação da dívida.
Para realizar o processo, o estudante precisa solicitar o procedimento junto ao agente financeiro operador do contrato. Parte dos alunos fizeram isso com a Caixa Econômica Federal e a outra parte realizou com o banco Bradesco. Nos dois casos, é possível pedir a negociação do montante devido ao Governo.
Quem está inscrito no Cadúnico e tem conta com mais de 360 dias de atraso, passa a ter o maior desconto, que é o de 92% sobre a dívida. Segundo o Palácio do Planalto, pouco mais de 548 mil estudantes se encontram nessa situação. Quem não se encaixa na descrição, passa a ter um abatimento um pouco menor, de 86,5%.
Dívidas menos atrasadas
Os casos descritos acima servem para as dívidas com mais de 360 dias de atraso. Quando a parcela está atrasada em algo em torno de 90 a 360 dias, então existe a possibilidade de realizar o parcelamento em até 150 vezes.
Ainda tomando como base os dados do Governo Federal, pouco mais de 220 mil estudantes se encontram atualmente neste grupo. Caso o cidadão quite a dívida integralmente, ele terá 12% de desconto.
Caso o estudante tenha mais alguma dúvida sobre a sua situação específica, ele pode entrar em contato com a própria Caixa Econômica Federal. Ele pode fazer isso através do número 0800 726 0101 ou ainda pelos canais oficiais do banco na internet.
Além do FIES
Nos últimos meses, o Governo Federal vem lançando uma série de facilidades para o público que faz parte do Cadúnico ou que esteja em situação de extrema-pobreza. Além do FIES, o Planalto também segue com os descontos na conta de luz na Tarifa Social de Energia Elétrica.
Os programas de transferência de renda continuam. Segundo as informações do Ministério da Cidadania, nesta semana o Governo seguirá com os pagamentos do Auxílio Brasil e também do vale-gás nacional. Juntos, os dois projetos atendem pouco mais de 18 milhões de pessoas.
Parlamentares de oposição criticam o Governo Federal e dizem que o Planalto usa os programas sociais como vitrine eleitoral. Vale lembrar que 2022 é ano de eleições presidenciais. O Palácio do Planalto nega a acusação de uso político.