Neste conteúdo, apresentamos algumas dicas para não se sobrecarregar no trabalho e oferecer a si mesmo uma chance de ter uma rotina que seja mais equilibrada e saudável. Afinal, embora o excesso de trabalho e a frase “sou muito ocupado” possa soar como algo “interessante” no mercado de trabalho, a verdade é que esse tipo de cenário pode ser traiçoeiro.
Isto é, você pode estar crendo que está sendo um excelente profissional por trabalhar demais, quando na verdade está apenas sobrecarregando a sua saúde. Fique atento quanto a isso e busque alternativas que respeitem o seu tempo. Abaixo temos algumas dicas nesse sentido.
Dicas para não se sobrecarregar no trabalho
Para não se sobrecarregar no trabalho é preciso lançar um olhar atento para a própria rotina. Será que algumas atividades estão passando dos limites? Aliás, você entende quais são os seus limites? Essas e outras perguntas podem ser bem relevantes nesse momento. Abaixo, apresentamos outras ideias que podem lhe ajudar. Continue lendo.
1. Entenda quais são os seus limites
Antes de qualquer coisa, é muito interessante você praticar o autoconhecimento e entender os próprios limites. Isto é, procure saber quais são os seus pontos fortes e fracos, pois isso vai lhe ajudar a entender qual é o tipo de rotina adequada ao seu estilo de trabalho. Dessa forma torna-se viável construir um cronograma de atividades que lhe respeite mais.
2. Saiba dizer “não” quando for necessário
Saber dizer “não” quando for pertinente também ajuda a não se sobrecarregar no trabalho. Dessa forma você poderá negar aquele trabalho que apenas consumiria o seu precioso tempo, e em nada agregaria. Ou ainda, pode lhe ajudar a negar aquela atividade que você sabe que não tem como concluir, mas que teme dizer “não” pois acredita que o chefe não irá gostar. Cuidado.
3. Procure priorizar as tarefas
Saiba quais são as suas prioridades no dia a dia. Estas devem ser desenvolvidas primeiro, e depois as demais atividades podem ser concluídas. Seguir essa dinâmica ajuda a organizar a agenda e previne a sobrecarga de tarefas difíceis em um único dia, por exemplo.
4. Saiba delegar o que for necessário
Delegar algumas atividades também é bem relevante. Se você percebe que algumas tarefas estão apenas consumindo o seu tempo e que há outras pessoas que podem fazer esse trabalho por você, por que não delegar?
5. Procure manter as suas pausas de descanso ao longo do dia
Jamais negligencie os seus momentos de descanso ao longo do dia. Eles lhe ajudam a não se sobrecarregar no trabalho e ainda podem manter a sua produtividade e foco ao longo do expediente.
6. Admita quando não sabe fazer alguma coisa
Se você não sabe fazer uma determinada atividade, que tal pedir ajuda e admitir esse desconhecimento? Nunca é tarde para aprender, porém, aceitar algo que você não sabe fazer e tentar fazer tudo sozinho pode lhe sobrecarregar. Portanto, considere a possibilidade de pedir um apoio a mais na hora de aprender algo e boa sorte! 🙂