Negociar dívidas em atraso é fundamental no seu planejamento financeiro pessoal, por isso, o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira pode ser uma grande oportunidade para a pessoa física.
Mutirão da Negociação e Orientação Financeira – oportunidade para inadimplentes
Organizado pela FEBRABAN juntamente com o Banco Central do Brasil, o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira acontece durante este mês de novembro.
Conforme informações oficiais da FEBRABAN, o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira acontece de 01 a 30 de novembro. Essa é uma iniciativa da FEBRABAN em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor e o Senado Federal.
As dívidas serão negociadas de forma online
De acordo com o site oficial, as dívidas serão negociadas pelo site de mediação de conflitos consumidor.gov.br, criado pela Senacon junto com os Procons.
Pode ser uma oportunidade financeiramente viável para a pessoa física, visto que a plataforma conta com a participação de mais de 160 instituições financeiras.
O Mutirão é adequado para quais situações?
De acordo com o FEBRABAN, o Mutirão é adequado para as seguintes dívidas:
- As que estão em nome de uma pessoa natural (física);
- Por obviedade, as que estão em atraso;
- As dívidas que foram contratadas com bancos ou financeiras; e
- Por fim, as que não possuem bens em garantia, ou seja, diferentes de financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo.
Se eu tenho dívidas em dia, eu posso negociar?
Conforme informa o site da FEBRABAN, essa resposta é negativa. Não. O mutirão só negocia dívidas em atraso. Sendo assim, caso você perceba que terá problemas para cumprir o pagamento da sua dívida, é possível que entre em contato diretamente com seu banco ou financeira. Se você acha que existe a possibilidade de atrasar, acesse o site consumidor.gov.br, orienta a Federação Brasileira de Bancos. Além disso, a instituição ressalta que este Mutirão é só para a negociação de dívidas com bancos e financeiras.
Evite criar um ciclo de novo endividamento ao tentar pagar as suas dívidas atuais
O Mutirão é para negociar individualmente com cada instituição. Sendo assim, essas negociações devem ser inseridas em um planejamento de finanças pessoais.
O site oficial ressalta que o cliente pode negociar com mais de uma instituição, mas deve considerar que o valor disponível no mês para o pagamento das dívidas é limitado. Portanto, avalie se o montante disponível é suficiente para negociar com todos os credores no Mutirão. Já que, assim sendo, você evita criar um novo ciclo de endividamento ao tentar pagar as suas dívidas.