Museu da Energia elabora pesquisa voltada às escolas - Notícias Concursos

Museu da Energia elabora pesquisa voltada às escolas

Em busca de melhores formas para estabelecer uma ligação remota entre as unidades do Museu da Energia – localizadas em São Paulo, Itu e Salesópolis – e as escolas, a Fundação Energia e Saneamento  criou a pesquisa “Conexão Museu – Escola”, direcionada a professores que lecionam da educação infantil ao ensino médio.

As escolas são as principais emissoras de público para os museus. E quando esta conexão, da educação formal e não formal, acontece de maneira significativa para os estudantes, eles incorporam o hábito em sua vida e passam a frequentar os museus como uma prática cultural.

A maioria das pessoas conectam a primeira lembrança em um museu como uma visita escolar. Em 2014, a pesquisa Hábitos Culturais dos Paulistas, organizada pelo consultor João Leiva, apontou que visitar museus representa menos de 1% do interesse dos entrevistados e que 45% dos que visitaram museus no ano anterior tinham de 12 a 15 anos.

“Antes da pandemia todas as unidades tinham um contato muito próximo com as escolas do entorno. Em Itu, por exemplo, nós éramos um polo receptivo, recebíamos escolas de São Paulo e até de outros estados. Diante do novo cenário, começamos a sentir falta desse público, então desenvolvemos essa pesquisa de interesse para os professores, justamente para eles nos contarem o que buscam dos museus”, explica Fernanda Morais, coordenadora de educativo da Fundação.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresenta os desafios da construção de uma política pedagógica e um currículo que atendam não apenas as diretrizes indicadas pelo documento, mas que fortaleçam a conexão entre a aprendizagem de conceitos e sua relação prática na sociedade, e, ainda, que os estudantes desenvolvam competências e habilidades.

Museu ajuda na transformação social

Por meio de seus três museus e do desenvolvimento de 150 projetos culturais e educativos que atendem cerca de 50 mil crianças anualmente, a Fundação trabalha como agente de transformação social e está aberta para expandir e estreitar relações com toda a sociedade para dialogar, educar e informar sobre a riqueza da energia e da água.

Os pilares são expressos na necessidade de “pesquisar, preservar e comunicar a memória dos setores”, para reforçar o vínculo com a sociedade e contribuir com sua transformação; “promover a troca de cultura e conhecimento com os públicos”, por meio de uma relação sensível e prazerosa, visando a transformação social; “gerar valor e visibilidade às empresas”, por meio de ações para o conhecimento sobre passado, presente e futuro dos setores; e, por último, “contribuir para a transformação social”, compartilhando a importância do acervo para inspirar o desenvolvimento cultural, ambiental, ético e econômico.

Para participar da pesquisa basta acessar o link http://bit.ly/pesquisaMuseudaEnergia

E então, o que achou da notícia?

Não deixe de ler também – Plataforma de educação Descomplica sofre ataque de hackers

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?