Plataforma de educação Descomplica sofre ataque de hackers

A startup de educação brasileira Descomplica sofreu ataques hackers no final de semana passado. A entidade informou o ocorrido na noite da última segunda-feira, 15.

O ataque, de acordo com a plataforma, provocou instabilidade no sistema, o que pode ter prejudicado o acesso dos estudantes durante o período. A empresa comunicou, contudo, que os sistemas já seguem funcionando normalmente. Desse modo, os alunos podem continuar acompanhando as aulas e fazendo as atividades sem problemas.

O ataque não ocasionou em vazamentos de informações pessoais ou financeiras dos usuários, mas foi identificado que o hacker teve acesso a bases cadastrais.

“A empresa está colaborando com as autoridades para que as investigações levem à identificação e à eventual punição dos responsáveis”, informa a Descomplica, que comunicou o ataque para continuar em linha com a política de transparência da empresa.

Segundo a startup, essa é a primeira vez que a empresa é vítima de um episódio de ataque hacker. Além disso, foram adotadas medidas de segurança para reforçar os sistemas da plataforma de educação, que conta atualmente com 5 milhões de usuários mensais.

Em fevereiro passado, a Descomplica recebeu o maior aporte na história das edtechs do Brasil, de R$ 450 milhões, com a participação do Invus Group, do SoftBank, do Valor Capital Group, do guitarrista do U2, The Edge, da Chan Zuckerberg Initiative, empresa de investimento de impacto social da família do fundador do Facebook, e da Península Participações, do empresário brasileiro Abílio Diniz.

Plataforma oferece 20 mil bolsas para alunos de escolas públicas

A fim de contribuir para a melhoria da qualidade da educação nacional, a Geekie renovou o programa de bolsas gratuitas para que 20 mil alunos de escolas públicas possam se preparar para os exames vestibulares e o Enem 2021. O benefício inclui alunos do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em 2020, os desafios enfrentados pelos alunos de escolas públicas inspiraram a Geekie a desenvolver a iniciativa que ganha a sua segunda edição nesse ano. A plataforma Geekie Games permite ao estudante fazer um diagnóstico personalizado e gera um plano de estudos com base nas disciplinas e temas que o aluno tem mais dificuldade.

Essa análise resulta na recomendação de conteúdos essenciais para aprimorar o desempenho do estudante, principalmente em disciplinas sequenciais como Matemática, Química e Física, nas quais o conhecimento é construído a partir de outro prévio.

Em 2016, Geekie Games foi selecionado como a ferramenta de estudos oficial para o ENEM e contou com o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Não deixe de ler também – Plataforma oferece 20 mil bolsas para alunos de escolas públicas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.