Muro de Berlim: O que você precisa estudar sobre o tema

Entenda mais sobre o símbolo da Guerra Fria, recorrentemente pedido em vestibulares e no ENEM

O Muro de Berlim é um símbolo da Guerra Fria e a sua queda marcou a história recente da humanidade.

Por sua relevância, constantemente aparece em questões de vestibulares e no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), sobretudo na parte de história.

Também pode ser um tema utilizado como referência na redação, caso surja a oportunidade e tenha relação.

Para tanto, elaboramos um tira-dúvidas sobre o muro de Berlim, que conta o seu conceito, contexto e desfecho para a história. Conheça!

O que foi o Muro de Berlim

O Muro de Berlim dividia Berlim ao meio. Sua construção foi feita pela República Democrática Alemã que era socialista, assim como aliada a União Soviética durante a Guerra Fria.

A saber, o muro cercava toda Berlim Ocidental, a qual fazia parte da República Federal da Alemanha, que, por sua vez, era aliada dos Estados Unidos. Ou seja, a parte capitalista alemã.

A construção do muro começou em 13 de agosto de 1961, e era fiscalizada pela Alemanha Oriental com ordem para matar quem tentasse fugir.

Com essa medida, muitas famílias foram separadas de repente e não podiam mais transitar entre as duas Alemanhas. 

Contexto histórico

Na Alemanha Oriental o muro consistia em uma tentativa de proteger o país de ataques do chamado bloco capitalista, que visava impedir o crescimento do socialismo. 

Já do lado da Alemanha Ocidental, a construção do muro visava restringir a liberdade do seu povo. Além disso, o muro tornou-se um símbolo como um “muro ideológico” que separava duas vertentes políticas: capitalismo e o socialismo.

A saber, o muro acabou sendo uma manifestação física da chamada Cortina de Ferro, que foi a divisão política da Europa em Europa Ocidental e Oriental. 

Antes da construção do muro, já existiam leis que restringiam a migração entre os países. Porém, com a falta de fiscalização estima-se que milhares de alemães migraram para parte ocidental na década de 50. 

Queda do Muro de Berlim

Nos anos 80, um movimento anti separatista vinha crescendo por todo continente europeu. Com isso, os países socialistas enfrentavam fortes bloqueios econômicos o que causava certa pressão política. 

Tanto que em 1987 o então presidente americano Ronald Reagan desafiou publicamente Mikhail Gorbachev a derrubar o muro como símbolo da liberação do bloco socialista.

Com isso, no final da década de 80, o bloco socialista sofreu grandes pressões sociais, políticas e econômicas. E em decorrência disso, criou-se o chamado Outono das Nações em 1989.

Gerando uma série de protestos em sua maioria pacíficos, pedindo o fim de governos comunistas na Europa Central e Oriental. Depois de semanas de manifestos o lado oriental alemão resolve abrir os portões do muro. 

Com isso, o muro foi tomado por pessoas pedindo sua demolição. O processo iniciou-se em novembro de 1989. Já em dezembro do mesmo ano liberou-se a passagem nas duas direções. 

A demolição do muro de Berlim consistiu no começo da reunificação da Alemanha, concretizada no ano de 1991 com o fim da Alemanha Oriental. 

No mesmo ano outro acontecimento histórico foi importante. Chegava ao fim a URSS colocando fim a Guerra Fria


E então, você sabia de todas essas informações sobre o Muro de Berlim?

Leia também outro artigo que pode ser interessante para seus estudos: História: Entenda o fim da URSS e o contexto da época

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.