Muralismo Mexicano: vai cair na sua prova!
O termo “muralismo mexicano” é utilizado para definir um tipo de arte produzida no México nos anos iniciais do século XX.
O movimento foi extremamente importante e, dessa maneira, não é de se surpreender que questões sobre ele sejam tão abordadas pelas principais provas do país.
Vamos conhecer, a seguir, mais detalhes sobre o muralismo mexicano.
Muralismo Mexicano: definição
O muralismo mexicano, também conhecido pelo nome de “pintura mural mexicana”, foi um movimento artístico que ocorreu no inicio do século XX.
O movimento esteve fortemente relacionado à arquitetura, uma vez que as suas obras tinham como suporte painéis e paredes.
Muralismo Mexicano: contexto histórico
O muralismo mexicano surgiu nos anos inicias do século XX. Nesse período, os mexicanos buscavam expandir a sua liberdade e, dessa maneira, as mais variadas expressões artísticas foram utilizadas para atingir esse objetivo e para satisfazer o sentimento nacionalista da população.
Ainda, a eclosão da Revolução Mexicana, que aconteceu no ano de 1910, influenciou o movimento de maneira definitiva. Dessa forma, muitas das pautas da Revolução estavam presentes também dentro das obras dos artistas do muralismo, principalmente aquelas referentes à críticas sociais.
Muralismo Mexicano: características
Como mencionado, o muralismo mexicano foi criado por artistas influenciados pelos ideias da Revolução Mexicana. As obras produzidas dentro desse movimento eram expostas nas ruas e abordavam temas relacionados à história e aos problemas sociais do México.
Devido às exposições e aos temas abordados, o muralismo foi muito apreciado pela população mexicana, que encontrou nas obras uma representação importante da realidade social vivida naquele momento.
Na década de 1920., o governo mexicano passou a incentivar a criação de murais com a intenção de contar a história do México e, dessa maneira, despertar o nacionalismo do povo mexicano.
Com isso, diversos artistas foram convidados para participar do muralismo. Dentre eles, podemos citar Diego Rivera, considerado o responsável por popularizar o movimento em escala nacional.
Muralismo Mexicano: influências no Brasil
O muralismo mexicano influenciou também a arte brasileira. Cândido Portinari, por exemplo, recebeu diversas influências desse movimento e as inseriu dentro de suas obras, com um destaque para a grande preocupação com questões sociais.