Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, mostra que mulheres empreendedoras adotaram mais inovações em sua empresa, comandando o empreendedorismo.
O percentual de mulheres empreendedoras que vende pela internet, fazem uso das redes sociais, inovam em produtos e serviços, bem como na entrega por delivery, é bem maior do que de empreendedores do sexo masculino.
Mulheres empreendedoras
A crise econômica, causada pela pandemia, atingiu tanto os homens como as mulheres que empreendem no Brasil.
Porém, segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae e FGV, as mulheres empreendedoras demonstraram maior agilidade e competência ao implementar inovações em seus negócios.
Segundo a pesquisa, 71% das mulheres fazem uso das redes sociais, aplicativos ou internet para vender seus produtos.
Em comparação aos homens que foi bem menor, apenas 63% utilizam desses meios.
Essa vantagem foi observada diante o uso do delivery e nas mudanças desenvolvidas em produtos e serviços.
Pesquisa do Sebrae
A pesquisa que apontou o destaque das mulheres no empreendedorismo, foi realizada entre os dias 27 e 31 de Agosto.
Ela revelou que a maioria dos empreendedores registrou uma diminuição no faturamento mensal, desde o início da pandemia.
Porém, 34% das mulheres empreendedoras, passaram a usar mais as vendas online do que os homens.
As mulheres donas de negócios também inovaram mais ao oferecer seus produtos e serviços, e utilizaram também mais o serviço delivery.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, explicou que esse crescimento da mulher no empreendedorismo, se dá graças ao nível de escolaridade das mulheres empreendedoras.
Outro fato mencionado por ele é, o percentual de mulheres jovens empreendendo é maior do que o de homens.
Dívidas e Crédito
Segundo os dados da pesquisa, as mulheres têm se mostrado mais resistentes a realizar empréstimos bancários do que os homens.
Desde o começo da pandemia, 54% dos homens empreendedores buscaram crédito, enquanto 55% das mulheres empreendedoras não buscaram empréstimos.
A parcela de empreendedores que tem dívidas é de 37%, contra 36% das empreendedoras que afirmam não ter dívidas.
Local de trabalho
Um último levantamento do Sebrae, mostrou que 35% das mulheres empreendedoras trabalham em casa, em comparação aos homens, somente 25% deles trabalham de suas casas.
Isso acontece, por que as mulheres buscam compartilhar a rotina de trabalho com as demandas da família.
Dicas de atividades para investir
Diversas são as possibilidades no empreendedorismo feminino, o ideal é você se identificar com o que vai fazer, e ter um bom planejamento tanto estratégico quanto financeiro.
As atividades variam como:
- Confecção de artesanato
- Consultoria
- Design de sobrancelha a domicílio
- Culinária
- Manicure e muitos outros.
Seja ele uma loja física ou um empreendimento digital, o que importa é a sua liberdade financeira, a sua comodidade de ser seu próprio “chefe” e principalmente poder fazer o seu horário.
Invista em seu sonho, agarre ele e vá em frente. O sucesso é certo!