Uma mulher no interior do Amapá tomou um grande susto nesta semana ao conferir as suas despesas mensais. Ao abrir a correspondência, ela descobriu que a sua conta de água estava indicando um valor de mais de R$ 7 milhões.
A cidadã em questão, mora na cidade de Pedra Branca do Amapari, cerca de 183 quilômetros de Macapá, a capital do Amapá. Ela não quis revelar o seu nome, mas relatou para alguns jornalistas o sentimento que teve ao abrir a sua conta e perceber que precisava ficar milionária para pagar o saldo.
“Chegou aqui no mesmo dia da conta de energia, tudo junto. A de energia veio já caro, depois eu peguei a da água, chega eu me espantei quando eu olhei! Eu fiquei logo brava. Falei para minha mãe: Vamos lá resolver esse negócio“, contou a mulher em entrevista. O caso acabou ganhando repercussão na mídia local.
Revoltada com o valor, a mulher foi até a sede da empresa distribuidora de água e mostrou a conta. “O valor era muito alto, aí a mulher que atendeu pediu para ver a conta e quando ela olhou tomou logo um espanto também“, detalhou a cidadã em entrevista para veículos de imprensa da região.
O motivo do valor alto da conta não tem relação com inflação ou com a queda no nível dos reservatórios. Além disso, a família da mulher não passou mais horas no banho neste último mês. Segundo as informações oficiais, tudo não passou de um mal entendido, causado por um simples erro de digitação da empresa que fornece a água na região.
Segundo a companhia, tudo já foi devidamente resolvido, e a mulher vai receber uma nova conta dentro de mais alguns dias.
O que disse a empresa que fornece a água
O erro em questão foi causado por algum funcionário da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA). Logo depois de tamanha repercussão, a empresa lançou uma nota para explicar o ocorrido.
“A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) informa que já tem conhecimento sobre o caso de emissão de faturas com valores inconsistentes que tem circulado nas redes sociais. Estes valores correspondem a uma falha pontual detectada e já foram corrigidos.”
“A área técnica responsável já iniciou o procedimento de nova impressão e fará a entrega das faturas corrigidas.”
“A CSA ressalta ainda que o cliente que estiver em dúvida quanto ao valor cobrado em sua conta de água ou esgoto pode solicitar esclarecimentos sobre os dados constantes na fatura em uma das agências de atendimento presencial. Outras informações estão disponíveis na central telefônica 0800 086 0116.”
Repercussão do caso na internet
Mesmo que este problema aparentemente já tenha sido resolvido, o fato é que a repercussão na internet continua e as brincadeiras com o assunto ainda prometem perdurar por mais tempo. Em redes sociais, não faltaram piadas com a situação.
“A mulher tem que ganhar uns quatro BBBs para conseguir pagar a conta de água desse mês“, brincou um internauta ao se referir ao reality show global que faz pagamentos milionários para os seus vencedores.
“Isso é o que dá não fazer xixi enquanto toma banho”, disse outro. “Falei para não votar no PT“, disse um terceiro internauta, se referindo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De todo modo, algumas pessoas ainda estão tratando o assunto com certa seriedade. “Se eu visse essa conta na minha casa, teria um infarto muito antes de o atendente dizer que se tratava de um erro“, digitou outro internauta.
O que fazer se o valor da conta vier errado?
Em caso de discordâncias com o valor da sua conta de água ou de luz, a principal dica é procurar a empresa que fornece água na sua região.