Mudei de cargo, e agora? Quais passos dar primeiro?
Se você tem essas dúvidas, antes de qualquer coisa podemos dizer: respire fundo e tente não se desesperar. Essa insegurança que um novo cargo pode promover é bastante comum, mas com o tempo podemos nos adaptar à nova rotina e às novas atuações.
O importante, aqui, é respeitar os seus limites, ter um plano de ação efetivo e conversar com as pessoas para alinhar as expectativas de todos os envolvidos. Dessa forma, as chances de adaptação serão ainda maiores.
Preparado para começar a refletir sobre o assunto? Então acompanhe este texto até o fim!
Mudei de cargo, e agora?
Mudei de cargo, o que devo fazer primeiro? Como agir com os meus novos colegas? Quais as atuações que devo colocar em prática primeiro?
São tantas dúvidas, não é mesmo? A boa notícia é que isso pode estar apresentando sinais de que você quer saber mais sobre essa nova atuação, visando uma postura qualificada.
Por isso, se você quer começar da melhor forma, inicie pelo seu autoconhecimento e pelos seus planos. Respeite a si mesmo e vá, a cada dia, mergulhando um pouco mais no novo cenário.
Além disso, considere a possibilidade de refletir algumas ideias com a gente:
1. Tenha um plano com metas, passos e objetivos claros
Você precisa traçar um plano que seja claro. Isto é, não basta mudar de cargo e simplesmente deixar as coisas acontecerem sozinhas, não é mesmo? Nós precisamos saber quais são os nossos passos e objetivos.
O que você almeja alcançar nesse novo cargo? O que gostaria de aprender? Quais habilidades quer aprimorar? De quais colegas você quer se aproximar? Pense bem sobre isso. Ter essa visão é muito importante para dar um passo de cada vez, sem se sobrecarregar e visando o seu próprio crescimento.
2. Converse com o seu líder e alinhe expectativas
Depois de ter um plano estruturado de tudo o que você quer aprender, desenvolver e quais passos deseja dar dia após dia, é hora de alinhar as expectativas com o seu líder.
Converse com ele de uma forma franca e alinhem, em conjunto, quais são as metas de trabalho. Vocês precisam estar em sintonia, nesse sentido, para evitar frustrações mais tarde – caso você esteja com a régua muito elevada ou vice-versa.
3. Aprenda e aperfeiçoe as suas habilidades
Esteja sempre aperfeiçoando as habilidades que impactam diretamente na sua nova jornada. Por exemplo, se a partir de agora você irá participar mais ativamente de reuniões, considere fazer um curso de oratória, por exemplo. Isso poderá lhe ajudar a elevar a qualidade da sua comunicação.
4. Converse com quem é experiente
Converse com quem já atua no ramo e tem experiência. Esse tipo de conversa pode lhe ajudar a tirar dúvidas, conhecer pontos de vista e mudar a sua maneira de enxergar o que acontece à sua volta.
5. Seja um observador
E por falar em enxergar à sua volta, procure observar bastante. Se você está confuso e dizendo “mudei de cargo, e agora?”, certifique-se de que está absorvendo as informações presentes no ambiente. Isso poderá fazer diferença na sua carreira.
Boa sorte!