Bancos do país estão mudando as datas de fechamento da fatura dos cartões de crédito, informou o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). Segundo o Idec, foram registradas reclamações de clientes sobre alterações nas datas de fechamento da fatura sem que fosse realizada uma comunicação prévia das instituições.
Essa mudança se refere a uma redução do período entre o fechamento e a data de vencimento da fatura, que tinha em média 40 dias. Ou seja, quando uma fatura é fechada, há um prazo até a data limite de pagamento. Sendo assim, todas as compras realizadas nesse período são cobradas na fatura seguinte.
De acordo com o Idec, caso a alteração do prazo não esteja de acordo com o contrato assinado pelo cliente, a medida pode se configurar como quebra de contrato. Isso significa que dependendo do caso a mudança pode ser considerada propaganda enganosa.
Veja o que disseram os principais bancos do país
Após o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) relatar alterações nas datas de fechamento das faturas dos cartões de crédito por parte dos bancos, o G1 procurou algumas instituições financeiras em busca de esclarecimentos. Segundo as respostas obtidas, Nubank e Bradesco afirmaram não ter realizado modificações nas datas de fechamento das faturas. O Banco do Brasil informou que o fechamento de seus cartões ocorre dez dias antes do vencimento.
No entanto, até o momento do fechamento da reportagem publicada pelo G1, o banco Santander não havia fornecido resposta sobre possíveis mudanças nas datas de fechamento das faturas. Por sua vez, o Itaú admitiu estar realizando alterações na data de fechamento da fatura de seus cartões de crédito e ressaltou que tem comunicado os clientes previamente sobre essas mudanças.
A falta de comunicação prévia por parte dos bancos em relação às alterações nas datas de fechamento das faturas tem gerado reclamações dos consumidores. Além disso, estão sendo levantadas questões sobre a adequação dessas modificações aos contratos firmados no momento da adesão aos cartões.
Fechamento da fatura do cartão de crédito
O processo de fechamento da fatura dos cartões de crédito é um procedimento fundamental para o controle financeiro dos usuários. Compreender como esse processo ocorre é essencial para evitar surpresas e garantir o pagamento correto das despesas.
O fechamento da fatura é o momento em que o banco ou a instituição financeira responsável pelo cartão de crédito registra todas as transações realizadas pelo titular do cartão em um determinado período. Esse período é conhecido como ciclo de faturamento e geralmente tem a duração de um mês.
Durante esse ciclo, todas as compras, pagamentos, saques e demais transações são acumuladas em uma conta vinculada ao cartão de crédito. Ao final do ciclo, a fatura é fechada e o valor total das despesas é calculado.
É importante salientar que cada banco ou instituição financeira pode ter políticas diferentes em relação ao fechamento da fatura e à data de vencimento. Alguns permitem que o cliente escolha a data de vencimento de acordo com sua conveniência, enquanto outros possuem datas fixas
Para se manter atualizado sobre as datas de fechamento da fatura, é recomendado acompanhar regularmente o extrato do cartão de crédito, utilizar aplicativos móveis fornecidos pelo banco e, se necessário, entrar em contato com a instituição financeira para esclarecer eventuais dúvidas.