Mudança de datas de fechamento da fatura do cartão de crédito SURPREENDE clientes

Mudança de datas de fechamento da fatura do cartão de crédito SURPREENDE clientes

Bancos do país estão mudando as datas de fechamento da fatura dos cartões de crédito, informou o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). Segundo o Idec, foram registradas reclamações de clientes sobre alterações nas datas de fechamento da fatura sem que fosse realizada uma comunicação prévia das instituições.

Essa mudança se refere a uma redução do período entre o fechamento e a data de vencimento da fatura, que tinha em média 40 dias. Ou seja, quando uma fatura é fechada, há um prazo até a data limite de pagamento. Sendo assim, todas as compras realizadas nesse período são cobradas na fatura seguinte.

De acordo com o Idec, caso a alteração do prazo não esteja de acordo com o contrato assinado pelo cliente, a medida pode se configurar como quebra de contrato. Isso significa que dependendo do caso a mudança pode ser considerada propaganda enganosa.

Veja o que disseram os principais bancos do país

Após o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) relatar alterações nas datas de fechamento das faturas dos cartões de crédito por parte dos bancos, o G1 procurou algumas instituições financeiras em busca de esclarecimentos. Segundo as respostas obtidas, Nubank e Bradesco afirmaram não ter realizado modificações nas datas de fechamento das faturas. O Banco do Brasil informou que o fechamento de seus cartões ocorre dez dias antes do vencimento.

No entanto, até o momento do fechamento da reportagem publicada pelo G1, o banco Santander não havia fornecido resposta sobre possíveis mudanças nas datas de fechamento das faturas. Por sua vez, o Itaú admitiu estar realizando alterações na data de fechamento da fatura de seus cartões de crédito e ressaltou que tem comunicado os clientes previamente sobre essas mudanças.

A falta de comunicação prévia por parte dos bancos em relação às alterações nas datas de fechamento das faturas tem gerado reclamações dos consumidores. Além disso, estão sendo levantadas questões sobre a adequação dessas modificações aos contratos firmados no momento da adesão aos cartões.

Fechamento da fatura do cartão de crédito

O processo de fechamento da fatura dos cartões de crédito é um procedimento fundamental para o controle financeiro dos usuários. Compreender como esse processo ocorre é essencial para evitar surpresas e garantir o pagamento correto das despesas.

O fechamento da fatura é o momento em que o banco ou a instituição financeira responsável pelo cartão de crédito registra todas as transações realizadas pelo titular do cartão em um determinado período. Esse período é conhecido como ciclo de faturamento e geralmente tem a duração de um mês.

Durante esse ciclo, todas as compras, pagamentos, saques e demais transações são acumuladas em uma conta vinculada ao cartão de crédito. Ao final do ciclo, a fatura é fechada e o valor total das despesas é calculado.

É importante salientar que cada banco ou instituição financeira pode ter políticas diferentes em relação ao fechamento da fatura e à data de vencimento. Alguns permitem que o cliente escolha a data de vencimento de acordo com sua conveniência, enquanto outros possuem datas fixas

Para se manter atualizado sobre as datas de fechamento da fatura, é recomendado acompanhar regularmente o extrato do cartão de crédito, utilizar aplicativos móveis fornecidos pelo banco e, se necessário, entrar em contato com a instituição financeira para esclarecer eventuais dúvidas.

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