Economia

MTur: opções de segmentos do turismo industrial

O segmento do turismo industrial tem fortalecido o turismo e permite ao viajante estar imerso à rotina produtiva de grandes fábricas e indústrias por meio de “tours” que proporcionam conhecimento e diversão, de acordo com informações do Ministério do Turismo (MTur).

MTur: opções de segmentos do turismo industrial

Confira algumas opções de segmentos do turismo industrial, segundo destaca o Ministério do Turismo (MTur).

Setor alimentício

Comidas e bebidas também fazem parte do tour da indústria. Nessa modalidade, o visitante vai conhecer – e degustar – itens produzidos em solo nacional, destaca o Ministério do Turismo (MTur).

Um exemplo disso são as fábricas de chocolate, onde o público de todas as idades é bem-vindo. Gramado (RS), é um dos roteiros mais famosos para a escolha do “chocólatra” de plantão, com suas tradicionais chocolaterias artesanais e fábricas de grandes marcas. 

Outra cidade que recebe os amantes de chocolate de braços abertos é Vila Velha (ES), onde é possível fazer um tour pela fábrica da Garoto e conhecer, inclusive, um museu do chocolate, destaca o Ministério do Turismo (MTur).

Bebidas

Mas, se a vontade do viajante é degustar uma bebida, a recomendação é explorar as fábricas que produzem cerveja. As cervejarias estão espalhadas por todo o país, em especial nos estados de Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco (locais onde estão instaladas as fábricas da Ambev). Além disso, o turista também pode percorrer o tour “cervejeiro” nos estados do Sul do Brasil, onde são produzidas cervejas renomadas.

Apicultura

Os amantes da natureza também encontram nas indústrias uma forma de estar em contato com a fauna e com a flora e um exemplo disso é a produção do mel, destaca o Ministério do Turismo (MTur). Os apiários (conjunto de colmeias utilizadas para criação de abelhas), podem ser visitados por turistas curiosos a respeito dessa produção.

Essas colmeias podem ser encontradas em estados como São Paulo e Minas Gerais, onde o turista vai conhecer de perto – e com muita segurança – o habitat das abelhas, o processo de produção do mel, além de entender um pouco mais a respeito da apicultura (que é a atividade de criação de abelhas).

Ferramentas

Para quem se interessa pelas ferramentas que facilitam o dia a dia, a dica é visitar a fábrica da Tramontina, em Carlos Barbosa (RS), ressalta o Ministério do Turismo (MTur). Durante essa visita, o turista realiza uma verdadeira imersão na indústria, conhecendo fábricas que tiveram origem no início dos anos 1900. O visitante terá acesso, ainda, a ofertas de utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, construção civil, entre outros.

Economia local

Certamente, essas opções diferenciadas são relevantes e podem implementar a experiência do turista em diversos aspectos. Além disso, as indicações do Ministério do Turismo (MTur) são importantes para elevar a visibilidade do turismo, impactando positivamente o turismo, a economia e o empreendedorismo local.