A farinha de mandioca, uma das iguarias mais tradicionais e centenárias do Brasil, poderá ser conhecida – e consumida – em região localizada em Sergipe, de acordo com informações do Ministério do Turismo (MTur).
MTur inicia validação de atrativos com foco na produção da farinha de mandioca
De acordo com a recente divulgação oficial, a Rota Caminhos da Serra de Itabaiana recebeu, entre os dias 25 e 28 de outubro, técnicos do Ministério do Turismo (MTur) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) para realizarem a validação de atrativos turísticos que compõem o roteiro.
Projeto
A rota é a terceira de seis que fazem parte da edição 2022 do projeto “Experiências do Brasil Rural”, uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).
Análise técnica
Conforme destaca o Ministério do Turismo (MTur), os técnicos puderam conhecer oito experiências do roteiro, incluindo passeios em propriedades rurais, empreendimentos tradicionais da cidade, restaurantes que oferecem experiências gastronômicas e atrativos voltados à preservação ambiental.
Foram visitados o Parque dos Falcões, a Casa da Farinha, o Quiosque da Castanha, o Sítio Alto dos Ventos, a Feira de Itabaiana, o restaurante Tempero do Sertão, o sítio Meu Rancho e o restaurante e pousada Recanto da Ribeira.
Cultura e gastronomia
De acordo com a divulgação oficial, as experiências vivenciadas oferecem uma imersão na cultura, na gastronomia, na natureza e na história do município de Itabaiana com foco na produção da farinha de mandioca, um produto forte da localidade.
Objetivo
O roteiro tem como objetivo fazer com que o visitante conheça toda a produção da iguaria, desde a plantação da mandioca nas terras que trabalham com agricultura familiar, passando pelo feitio da farinha (que vai do descascamento da mandioca até o ensacamento do ingrediente) e vivenciando o processo de produção e comercialização de pratos da culinária compostos com o produto, destaca o Ministério do Turismo (MTur).
Tradições
Além da farinha, a rota também faz com que o visitante possa degustar delícias típicas da cultura local e de elementos da culinária nordestina feitos de forma afetiva. As tradições de Itabaiana também são conhecidas por meio da centenária feira da cidade, uma das maiores do Brasil. O tour da rota ainda leva o visitante em uma imersão em meio à natureza.
Parque dos Falcões
No Parque dos Falcões, é possível conhecer aves de rapina resgatadas e ter contato direto com elas, que pousarão nos braços e ombros dos turistas, de acordo com o Ministério do Turismo (MTur).