MTur inicia validação de atrativos com foco na produção da farinha de mandioca - Notícias Concursos

MTur inicia validação de atrativos com foco na produção da farinha de mandioca

MTur inicia validação de atrativos com foco na produção da farinha de mandioca. Confira informações oficiais!

A farinha de mandioca, uma das iguarias mais tradicionais e centenárias do Brasil, poderá ser conhecida – e consumida – em região localizada em Sergipe, de acordo com informações do Ministério do Turismo (MTur).

MTur inicia validação de atrativos com foco na produção da farinha de mandioca

De acordo com a recente divulgação oficial, a Rota Caminhos da Serra de Itabaiana recebeu, entre os dias 25 e 28 de outubro, técnicos do Ministério do Turismo (MTur) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) para realizarem a validação de atrativos turísticos que compõem o roteiro. 

Projeto

A rota é a terceira de seis que fazem parte da edição 2022 do projeto “Experiências do Brasil Rural”, uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Análise técnica

Conforme destaca o Ministério do Turismo (MTur), os técnicos puderam conhecer oito experiências do roteiro, incluindo passeios em propriedades rurais, empreendimentos tradicionais da cidade, restaurantes que oferecem experiências gastronômicas e atrativos voltados à preservação ambiental. 

Foram visitados o Parque dos Falcões, a Casa da Farinha, o Quiosque da Castanha, o Sítio Alto dos Ventos, a Feira de Itabaiana, o restaurante Tempero do Sertão, o sítio Meu Rancho e o restaurante e pousada Recanto da Ribeira.

Cultura e gastronomia

De acordo com a divulgação oficial, as experiências vivenciadas oferecem uma imersão na cultura, na gastronomia, na natureza e na história do município de Itabaiana com foco na produção da farinha de mandioca, um produto forte da localidade.

Objetivo 

O roteiro tem como objetivo fazer com que o visitante conheça toda a produção da iguaria, desde a plantação da mandioca nas terras que trabalham com agricultura familiar, passando pelo feitio da farinha (que vai do descascamento da mandioca até o ensacamento do ingrediente) e vivenciando o processo de produção e comercialização de pratos da culinária compostos com o produto, destaca o Ministério do Turismo (MTur).

Tradições

Além da farinha, a rota também faz com que o visitante possa degustar delícias típicas da cultura local e de elementos da culinária nordestina feitos de forma afetiva. As tradições de Itabaiana também são conhecidas por meio da centenária feira da cidade, uma das maiores do Brasil. O tour da rota ainda leva o visitante em uma imersão em meio à natureza. 

Parque dos Falcões

No Parque dos Falcões, é possível conhecer aves de rapina resgatadas e ter contato direto com elas, que pousarão nos braços e ombros dos turistas, de acordo com o Ministério do Turismo (MTur).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?