Feiras e eventos irão movimentar o turismo de Norte a Sul do país durante este mês de novembro, segundo destaca o Ministério do Turismo (MTur).
MTur destaca eventos que irão movimentar o turismo nacional neste mês de novembro
De acordo com informações do Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo (MTur), estão previstas 108 celebrações durante todo este mês. São festas que trazem elementos gastronômicos, aniversários de cidades, feiras literárias e de artesanato, festivais de música, como o que acontece em Vitória (ES), entre outros que agradam a todos os públicos.
Natal de brincadeiras
De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), em Balneário Camboriú (SC), por exemplo, está ocorrendo o “Natal de brincadeiras”. Com muita arte, música, dança, brincadeiras e diversão, a festividade registra momentos de muita alegria e descontração em família.
No segmento gastronômico, no próximo dia 7 de novembro acontece a “Noite Pantaneira”, em Miranda (MS). Festa típica do Pantanal Sul, o evento reúne culinária, música e apresentações. O Ministério do Turismo (MTur) destaca que o objetivo da festa é resgatar, promover e cultivar a cultura, a tradição, os costumes, a música e a culinária da região pantaneira.
Gastronomia
Também no Mato Grosso do Sul, mais precisamente em Dourados, é realizado o 7º Festival Gastronômico Sabores de Dourados. A festa vai até o dia 21 de dezembro e tem como proposta valorizar a gastronomia Douradense.
Novembro ainda traz eventos religiosos como a Novena e Festa da Madre Carminha, em Tremembé (SP), e a Festa Nossa Senhora das Graças, em Prudentópolis (PR), destaca o Ministério do Turismo (MTur).
A primeira, que tem início no próximo dia 11, reúne apresentações culturais como: capoeira, dança e música, além da venda de almoço nos domingos da novena e passeio ciclístico a fim de homenagear a Venerável Madre e demonstrar a fé na sua intercessão. A segunda acontece no fim do mês (27) com a realização de novenas e missas.
FLIP
Além disso, no Rio de Janeiro (RJ), Paraty recebe mais uma edição da Festa Literária Internacional (FLIP). O evento nasceu para promover na cidade uma experiência de encontro permeada pelo conceito mais amplo de literatura – a ficção, desse modo, divide espaço e nutre-se da arquitetura, do design, do jornalismo, do urbanismo, da ciência, da educação, enfim, de tudo que estiver em livro.
O Calendário Nacional de Eventos tem como objetivo divulgar os eventos turísticos brasileiros, fornecendo informações de qualidade sobre a oferta turística do Brasil. Para o ano de 2022 estão incluídos 1056 eventos em todo o país, destaca o Ministério do Turismo (MTur). As informações contidas no Calendário são integralmente coletadas de forma colaborativa, majoritariamente das Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo.