O Brasil está entre os maiores conjuntos patrimoniais históricos culturais do mundo, de acordo com a Unesco, na 12ª posição, se destacando pela bela paisagem e pelas arquiteturas únicas, de acordo com o Ministério do Turismo (MTur).
MTur: Brasil ocupa a 12ª posição na lista de maiores conjuntos patrimoniais históricos culturais
São diversos centros históricos, entre eles, o Centro Histórico de Ouro Preto (MG), Diamantina (MG), Goiás (GO), os centros Históricos de Olinda (PE), de Salvador (BA) e de São Luís do Maranhão. Todos eles são marcados pela arquitetura colonial, influenciada pelos europeus, com características barrocas e muito ouro em suas estruturas, que abrigam grandes acontecimentos históricos que marcaram a cultura do Brasil, destaca o Ministério do Turismo (MTur).
Obras históricas
Assim como o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (MG), que traz uma das principais obras do barroco mundial, uma igreja, com interior em estilo rococó, adro murado e escadaria externa decorada com estátuas dos 12 profetas em pedra sabão, além de seis capelas dispostas lado a lado no aclive frontal ao templo, com arte de Francisco Antônio Lisboa, o Aleijadinho.
A natureza também faz parte da história do país, conhecida por suas belezas naturais, ressalta o Ministério do Turismo (MTur). O Brasil possui por exemplo o Parque Nacional Serra da Capivara, abrigado por rochas e pinturas rupestres que contam mais sobre o expressivo testemunho dos antigos habitantes da América Latina.
Localizado na Fronteira da Argentina, há ainda as Ruínas de São Miguel das Missões, que possui a coleção de esculturas sacras dos Sete Povos das Missões Orientais, fundada pela Companhia de Jesus, na época das Missões Jesuíticas Guaranis no mundo.
Arquitetura e urbanismo
Além disso, o Ministério do Turismo (MTur) destaca que a capital do país também não fica de fora, representada pela estrutura urbanística e arquitetônica de Lucio Costa e Oscar Niemeyer, os monumentos Memorial JK, Congresso Nacional, Itamaraty, Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto, trazem beleza e movimento para a cidade.
O Ministério do Turismo (MTur) destaca que outro patrimônio também consagrado por Oscar Niemeyer, o Conjunto Moderno da Pampulha, acolhe uma paisagem que agrega quatro edifícios articulados em torno do espelho d’água de um lago urbano artificial. É composto pela Igreja de São Francisco de Assis, o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile (Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte) e o Iate Golfe Clube (Iate Tênis Clube).
Patrimônios históricos culturais do Brasil
Confira abaixo os patrimônios históricos culturais do mundo que estão no Brasil, de acordo com o Ministério do Turismo (MTur).
Patrimônio mundial cultural
- Brasília (DF)
- Cais do Valongo – Rio de Janeiro (RJ)
- Centro Histórico de Goiás (GO)
- Centro Histórico de Diamantina (MG)
- Centro Histórico de Ouro Preto (MG)
- Centro Histórico de Olinda (PE)
- Centro Histórico de São Luís (MA)
- Centro Histórico de Salvador (BA)
- Conjunto Moderno da Pampulha – Belo Horizonte (MG)
- Missões Jesuíticas Guaranis – no Brasil, ruínas de São Miguel das Missões (RS)
- Parque Nacional Serra da Capivara (PI)
- Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE)
- Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (RJ)
- Santuário do Bom Jesus de Matozinhos – Congonhas (MG)
- Sítio Roberto Burle Marx (RJ)
- Patrimônio Mundial Natural
- Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MT/MS)
- Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM)
- Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica (BA/ES)
- Ilhas Atlânticas: Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN)
- Parque Nacional do Iguaçu (PR)
- Reservas da Mata Atlântica (PR/SP)
- Reservas do Cerrado: Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (GO)
Patrimônio misto
Paraty e Ilha Grande (RJ): Cultura e Biodiversidade.