MTP: dados oficiais sobre os empregos formais ativos no país - Notícias Concursos

MTP: dados oficiais sobre os empregos formais ativos no país

O MTP divulgou dados oficiais sobre os empregos formais ativos no país. Confira informações sobre a retomada econômica nacional!

O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) divulgou, na última sexta-feira (18), os dados relativos à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano de 2021. 

MTP: dados oficiais sobre os empregos formais ativos no país

Ao todo, foram 8.472.949 estabelecimentos que declararam a RAIS em 2021 – um aumento de 3,37% em relação a 2020, segundo informações do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

Crescimento contínuo desde o início da pandemia

De acordo com os dados divulgados, o estoque de emprego formal identificado no país em 31/12/2021 foi de 48.728.871 vínculos empregatícios ativos, sendo 82,6% dos vínculos celetistas e 17,4%, dos estatutários. A expansão em relação ao ano de 2020 foi de 2.492.695 vínculos – crescimento de 5,39% em relação ao ano anterior, destaca a divulgação oficial.

Dados por categoria

Segundo informações do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), os jovens de até 29 anos de idade representaram 27,3% do estoque de vínculos ativos no ano. 

A maior parte dos vínculos foi de trabalhadores com ensino médio completo (51,5%). As mulheres representaram 44,2% dos vínculos, enquanto os homens, 55,8%. Apesar da diferença, destaca-se que o número de vínculos de mulheres cresceu mais do que o de homens (6,88% e 4,24%, respectivamente), conforme informações oficiais.

Crescimento regional de emprego e renda

O crescimento foi verificado em todas as regiões, com destaque para o Nordeste (7,92%) e Norte (6,30%). Entre os estados, os maiores crescimentos relativos do estoque ocorreram em Tocantins (10,92%) e no Amazonas (10,40%), informa o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

Dados setoriais

Todos os setores apresentaram variação positiva, com destaque para a Construção Civil, que apresentou a maior variação relativa (9,55%), seguido pela Indústria (5,82%). 

Destaque para o setor de serviços

O setor de serviços apresentou o maior estoque do ano, com 27.414.659 vínculos, percentual 5,07% maior que em 2020. O comércio vem logo a seguir com 9.454.656 vínculos, 5,15% de variação positiva, informa o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

Os dados da RAIS 2021 estão disponíveis na página do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) no link http://pdet.mte.gov.br/rais, de acordo com a recente divulgação oficial.

Retomada das atividades econômicas

Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, as mensurações referentes ao mercado de trabalho demonstram uma retomada gradual com foco no setor de serviços. Como a retomada das atividades, o nível de emprego no Brasil foi elevado de forma gradual.

Além disso, algumas empresas voltaram às atividades presenciais, o que também elevou a demanda do setor de serviços, principalmente nos transportes e na alimentação. Portanto, embora a economia global atual esteja instável, a retomada da economia nacional tem se destacado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?