Mesmo que você não esteja matriculado em uma academia, saiba que alguns movimentos rotineiros realizados no dia a dia, já impactam positivamente a saúde e qualidade de vida.
Esses movimentos já ganharam até uma modalidade nas academias, denominada Hiipa, que nada mais é do que realizar exercícios que antes eram feitos de forma inconsciente, como subir degraus ou agachar para pegar um objeto; entretanto , de forma mais intensa.
A palavra Hiipa deriva do termo Hiit, porém, significa high-intensity incidental physical activity, que na tradução do inglês quer dizer atividade física incidental de alta intensidade.
Como fazer o Hiipa no dia a dia?
Os movimentos do Hiipa já são feitos no dia a dia de forma inconsciente, entretanto, para garantir que esses impactos sejam ainda mais favoráveis à qualidade física é preciso que eles sejam mantidos de dois a cinco minutos.
Desta forma, eles acabam acelerando a frequência cardíaca, aumentando a transpiração e até liberando a endorfina, o hormônio do prazer e bem estar.
Entre as atividades rotineiras que aumentam a frequência cardíaca e podem beneficiar a saúde, vale a pena investir em:
- Ir a pé ao trabalho
- Carregar sacolas de compras pesadas
- Trocar o elevador pelas escadas
- Limpar a casa
- Brincar com crianças ou animais
Apesar de estas atividades parecerem insignificantes, elas podem fazer toda a diferença na qualidade de vida de uma pessoa sedentária.
Além do mais, segundo os profissionais de Educação Física, através desses pequenos movimentos diários, a pessoa acaba sendo motivada a buscar novas práticas, já que irá perceber que os benefícios relacionados à disposição e bem estar começam a aparecer, mesmo com essas ações mínimas.
Leia também: Brasileiros têm dificuldade em adequar a quantidade de exercícios recomendada pela OMS
Mais benefício do Hiipa
Fáceis, práticos e rápidos de fazer, os movimentos do hiipa também possuem outra vantagem. Além de serem considerados como estimulantes para uma vida mais ativa, eles também ajudam no processo de emagrecimento.
Durante esses movimentos, o gasto calórico é aumentado, inclusive, promove mais agilidade no dia a dia, otimizando o tempo das pessoas.
Também o fato de não precisar de nenhum material ou equipamento para seu desenvolvimento, facilita a prática do hiipa, que pode ser feita por pessoas de todas as idades, inclusive, idosos.
Apesar disso, os profissionais de Educação Física alertam sobre a importância em realizar esses movimentos rotineiros de forma correta, tomando cuidado com a postura e limite individual. Priorizar a amplitude e o tempo dedicado a cada um deles também pode fazer toda a diferença no resultado.
Essas mudanças devem ocorrer de forma gradativa, a fim de não gerar nenhuma lesão. Dores nas articulações, coluna e até nos ombros pode indicar que algum movimento do hiipa está sendo executado de forma errada.
Mesmo que o hiipa não tenha tanta intensidade, vale a pena realizar uma avaliação médica, a fim de garantir que não há nenhum problema em praticá-lo.
Além desses exercícios rotineiros, investir em uma alimentação equilibrada e na hidratação adequada potencializarão ainda mais seus efeitos positivos.
Veja também: Cresce o número de adeptos aos exercícios pliométricos em casa