Cresce o número de adeptos aos exercícios pliométricos em casa

photo-1536922246289-88c42f957773
Banco de Imagens: Unsplash

Para manter a rotina ativa em dia e ainda seguir com o isolamento social, muitos brasileiros vêm adaptando a forma de se exercitar, trocando os ambientes frequentados por públicos como academias e clubes por treinos de baixa complexidade, que podem ser feitos em casa.

Seguindo esta tendência, uma modalidade esportiva vem fazendo sucesso entre os quarenteners, os exercícios pliométricos.

Sem a necessidade de materiais ou equipamentos de alto custo, os exercícios pliométricos garantem inúmeros benefícios aos praticantes, que inclui desde o ganho de força à queima calórica.

Como são os exercícios pliométricos?

photo-1470468969717-61d5d54fd036
Banco de Imagens: Unsplash

Os exercícios pliométrios são movimentos que envolvem uma rápida ação excêntrica, seguida da imediata ação concêntrica, ou seja, há uma contração, alongamento e encurtamento do músculo em uma só execução.

Essa sequência, também associada a uma ação explosiva pode ser exemplificada através dos movimentos de salto.

Apesar de a maioria dos exercícios pliométricos trabalharem mais os membros inferiores, existem também possibilidades, que abrangem outras regiões do corpo, incluindo a parte superior.

Entre os principais exercícios pliométricos, que podem ser executados em casa com excelência, destaque para:

  • Pular corda
  • Drop Jump (descer de uma plataforma alta e saltar verticalmente)
  • Agachamento com salto
  • Afundo com salto
  • Salto na caixa
  • Flexão de braços com palma (ao subir o tronco bate uma palma)
  • Arremessos com medicine ball

Benefícios dos exercícios pliométricos

Toda prática de atividade leva a inúmeros benefícios físicos e mentais. Isso porque os movimentos constantes acabam provocando respostas hormonais com influência fisiológica e psicológica.

Além disso, os sistemas cardíaco e respiratório são otimizados, já que durante a ação muscular, o coração começa a bombear mais sangue e o pulmão se expande para atender a demanda de oxigênio do corpo.

Já os benefícios mais exclusivos dos pliométricos envolvem o fortalecimento dos tendões e músculos, além disso, garantem mais energia elástica melhorando o desempenho de outras atividades.

Diante disto, esse tipo de exercício é ideal para quem já prática algum esporte, como por exemplo, basquete, vôlei e até corrida, pois garante uma vantagem de flexibilidade, força e coordenação motora, essenciais para essas modalidades.

Riscos dos exercícios pliométricos

Assim como qualquer outra atividade, se os exercícios pliométricos forem executados de forma inadequada podem causar riscos à saúde.

Vale destacar também, a importância de passar por uma avaliação física e médica, antes de iniciar a nova modalidade.

Os exercícios pliométricos podem levar a lesões, visto que causam grande impacto ao corpo devido aos movimentos mais explosivos. Enquanto um passo normal equivale a 1,2 vezes do peso corporal, um salto pode chegar a 4 vezes.

Para evitar possíveis danos musculares, o mais indicado é buscar uma orientação profissional, a fim de garantir que todos os movimentos sejam executados de forma adequada, logo após, os exercícios pliométricos poderão ser adaptados no dia a dia, durante a prática de atividades em casa.

Lembrando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda até 40 minutos de atividade física diária, diante disto, a prática dos exercícios pliométricos podem atender com eficiência essa premissa.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.