Recorrer de multa online agora é uma opção para os motoristas de Santos, no litoral de São Paulo. Isso porque, recentemente, houve a implementação de um sistema que permite essa comodidade aos condutores autuados injustamente.
Desse modo, para que você saiba tudo o que precisa sobre esse assunto, reunimos algumas das principais informações para te passar. Então, acompanhe a leitura até o final e confira!
Motoristas de Santos podem recorrer de multa online, veja como
A tecnologia oferece praticidade e comodidade à vida moderna, e isso não exclui a esfera das multas de trânsito. Isso ocorre porque, como já mencionado, em Santos, os motoristas agora têm a opção de recorrer a multas. Assim como, a realizar outros procedimentos de forma totalmente online, por meio do site da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Desse modo, desde o dia 3 de agosto, quando a cidade implementou um novo sistema chamado de Radar para o processamento das multas, os condutores que se sentem injustiçados com as punições, podem solicitar o cancelamento sem sair de casa.
Ademais, é o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) que gerencia esse sistema e traz consigo a promessa de mais eficiência e praticidade para os motoristas da região.
Multas anteriores não estão inclusas no sistema
Contudo, vale ressaltar que as multas emitidas antes desses dados ainda estão sob a responsabilidade da própria CET. Porém, estão migrando gradualmente para o novo sistema. Portanto, é possível que alguns motoristas ainda precisem seguir os métodos tradicionais para contestar essas multas.
Confira o passo a passo para recorrer de multa online em Santos
Para recorrer de multa por meio do novo sistema, basta seguir as seguintes orientações:
- Acesse o site da CET;
- Clique na seção “Serviços”;
- Selecione a opção “Multas” e;
- Escolha a opção pretendida, que pode incluir contestar a multa ou indicar o condutor responsável.
Além disso, será necessário fornecer informações do veículo, como a placa e o número do Renavam.
Como fazer o acompanhamento do recurso?
Uma das vantagens desse novo sistema online é que o recurso de multa é automaticamente encaminhado a Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari).
Sendo assim, isso significa que o autor do pedido pode acompanhar o andamento. Bem como, o resultado do recurso pelo próprio sistema, sem a necessidade de deslocamentos.
Dessa forma, o sistema oferece mais praticidade e menos burocracia nesse processo. Aliás, que, geralmente, é demorado e estressante, tanto para o condutor, como também para quem o julga.
Indicação do condutor
Além disso, outro aspecto importante sobre o novo sistema é a possibilidade de indicar o condutor pela infração diretamente pela internet. Aliás, isso é válido tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.
No entanto, no caso das empresas, é necessário que haja um CPF vinculado ao aplicativo Gov.br.
Dessa maneira, para vincular o número desse documento, é preciso acessar o portal do Governo e seguir as orientações de cadastro.
Ademais, também é possível fazer download do aplicativo do portal, que está disponível tanto para dispositivos Android, como também para iOs.
Ainda é possível recorrer de multa com as opções tradicionais?
Embora a opção online seja uma alternativa mais prática, é importante ressaltar que os métodos tradicionais de entrega de formulários são válidos. Ou seja, ir ao posto da CET-Santos no Poupatempo ou enviar por Correios ainda são opções possíveis para aqueles que preferem ou precisam seguir esses caminhos.
Possibilidade de parcelamento de multas
Ademais, uma funcionalidade adicional que a CET-Santos via internet oferece é uma opção de parcelamento de multas. Assim, os motoristas que possuem multas lavradas na cidade têm a possibilidade de parcelar os débitos em até 12 vezes por meio de cartão de débito ou crédito.
Desse modo, trata-se de uma oportunidade de regularizar a situação financeira. Bem como, manter a boa saúde do seu histórico de condução.
Benefícios para motoristas e empresas
A disponibilidade de recursos online não apenas facilita a vida dos motoristas individuais. Mas, também oferece benefícios significativos para empresas que possuem uma frota de veículos.
Isso porque, a capacidade de indicar condutores e contestar multas pela internet economiza tempo e recursos, tornando a administração da frota mais eficiente.
Modernização do sistema de trânsito
Por fim, a adoção de recursos online para lidar com multas de trânsito é um exemplo de como as cidades podem modernizar seus sistemas de trânsito e tornar os serviços mais acessíveis aos cidadãos.
Além de simplificar processos burocráticos, isso também ajuda a reduzir a necessidade de deslocamentos físicos. Afinal, o que é especialmente importante em um mundo cada vez mais conectado digitalmente.
Agora que você já sabe tudo sobre o fato de que motoristas de trânsito podem recorrer de multa online, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!